29 de março de 2024
  • :
  • :

ACM Neto entrega obras no Farol da Barra e inicia recuperação do Morro do Cristo

ACM Neto entrega obras no Farol da Barra e inicia recuperação do Morro do Cristo

Um dos principais cartões postais da Bahia, o Farol da Barra ganhou novo gramado, mirante e guarda-corpo, em mais um investimento da Prefeitura visando preparar a cidade para a alta estação que já chegou. As intervenções foram oficialmente entregues pelo prefeito ACM Neto hoje (23), entre o final da manhã e início da tarde. Em solenidade no mesmo local, o prefeito assinou a ordem de serviço para o início das obras de requalificação do Morro do Cristo.

“Fizemos essa obra aqui no Farol da Barra em 28 dias. Fico orgulhoso porque lembro como a Barra era até 2013, pois sempre frequentei o bairro para fazer minhas caminhadas e corridas. Muita gente se esquecer que a Barra era escura, insegura, não havia espaço para pedestres e esportivas, nem espaço para as famílias. Tivemos coragem e fizemos a requalificação do bairro. Hoje, pessoas do mundo frequentam este local e encontram essa bela fotografia, que é um dos maiores exemplos da transformação que fazemos em Salvador”, discursou ACM Neto.

Foram substituídos 2,4 mil metros quadrados de grama – da espécie Esmeralda, que se adapta bem ao solo e clima soteropolitanos. A grama é regada de forma eletrônica e programada, e, quando chove, não há desperdício de água. O solo foi rebaixado cerca de 40 centímetros, recebeu adubo e terra vegetal para estar apto ao replantio. Também foi construído uma nova calçada no centro do gramado e mirante na parte traseira do Farol para contemplação. As intervenções abrangem ainda recomposição de pedras portuguesas, guarda-corpos em aço inox, acessibilidade (o mirante tem degraus para as pessoas sentarem) e nova iluminação cênica, com investimentos de aproximadamente R$ 800 mil.

“A Prefeitura fez um trabalho coletivo e integrado aqui que deu muito certo. Esperamos agora que as pessoas ajudem a cuidar da grama, que preservem as intervenções para que elas durem o máximo de tempo possível”, afirmou o secretário de Cidade Sustentável e Inovação, André Fraga. As ações são fruto de um trabalho em conjunto da Secis e das secretarias municipais, de Ordem Pública (Semop) e da Superintendência de Conservação de Obras Públicas (Sucop), além da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF). Todo o trabalho foi executado sob a supervisão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por se tratar de monumento tombado.

Ordem de serviço – Na ocasião, o prefeito assinou a ordem de serviço para requalificação do Morro do Cristo, na Barra. Para a requalificação do equipamento – que é parte das ações ao longo de toda a Orla da capital baiana –, serão realizadas obras numa área de aproximadamente 500 m², com investimento previsto de R$1,2 milhão. A medida acontece às vésperas do Natal, celebrando a data mais importante do calendário cristão.

As ações no monumento contemplam nova alvenaria de contenção, implantação de piso e de iluminação cênica. Além do restauro da estátua do Cristo Salvador, será feita substituição do pedestal, que passará de granito preto para vidro, sem alterar as características do patrimônio, que já foi tombado pelo município, em março deste ano. A mudança do pedestal, junto com a iluminação, tem como intuito fazer com que as pessoas tenham a impressão de que o Cristo pareça “flutuar” ao largo do mar.

O projeto contempla também a instalação de uma Praça das Bandeiras que, inclusive, poderá ser utilizada para realização de missas campais. Haverá também melhorias no acesso, com instalação das placas atuais de concreto por granito – o que garantirá maior durabilidade – formando degraus ao longo da encosta. Será mantida ainda toda a vegetação existente, com uma diferença: o plantio de novos coqueiros na localidade.

História – O Monumento ao Cristo Nosso Senhor, mais conhecido como Cristo Salvador, foi tombado em março deste ano, através da Lei de Preservação ao Patrimônio Cultural do Município (Lei 8.550/2014), organizada por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM). O tombamento foi fundamentado no fato de os monumentos públicos carregarem em si a simbologia de pertencimento, valores e memória de determinado lugar ou grupo social. A estátua foi indicada por traduzir-se numa obra de caráter religioso, resguardando valores da cultura local, além de simbolismos como bênçãos à cidade, fé cristã, proteção e paz.

Localizada na Barra, a escultura foi fruto de uma encomenda do conselheiro José Botelho Benjamim. Natural de Lençóis, Benjamim foi promotor na Comarca de Lavras Diamantinas e juiz da Comarca de Valença, que se estabeleceu em Salvador em 1898. Ao se converter ao catolicismo, resolveu presentear a cidade com um monumento em louvor a Cristo. A obra de arte ficou a cargo de Pasquale de Chirico, que se tornou um dos mais importantes escultores de obras públicas monumentais de Salvador do século XX. Feita em um único bloco de mármore Carrara, a estátua foi trazida da cidade italiana de Gênova para a capital baiana a bordo do navio Cervino.

Inaugurada de forma solene em 24 de dezembro de 1920 – onze anos antes da instalação do Cristo Redentor no Rio de Janeiro – a cerimônia contou com discurso do padre Luiz Gonzaga Cabral, orador sacro da época, na gestão do então governador José Joaquim Seabra. O primeiro local que abrigou o Monumento ao Cristo Nosso Senhor foi o Morro do Camarão, a alguns metros de onde a estátua está situada hoje. O pedestal era todo revestido em pedras de cristal de rocha da Chapada Diamantina, em alusão à região do benfeitor.

No entanto, em 1967, a Aeronáutica decidiu transformar o local em área de segurança militar. A obra de arte, então, foi transferida para uma elevação defronte ao Morro Ipiranga e ganhou um novo pedestal, desta vez com base em granito preto. Com o passar dos anos, o local onde foi implantado o monumento passou a ser reconhecido como Morro do Cristo da Barra.

A nova localização deu maior visibilidade à obra de arte, cuja figura do Cristo possui 2,80m e 7m no total, contando com o pedestal. E mais: é uma das mais belas vistas da orla de Salvador, apreciada por moradores e visitantes principalmente para ver o pôr do sol na praia da Barra, até o Farol. Também hoje é ponto de encontro para um bom bate-papo, para o namoro e até mesmo para pequenas confraternizações ao ar livre.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *