Uma nota divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde chama atenção para a importância da vacinação contra a febre amarela, prevenção importante no verão, época do ano em que a cidade recebe um grande número de turistas.
O órgão segue preocupado porque cerca de 1,3 milhões de pessoas, quase metade da população de Salvador, ainda não se vacinaram contra a febre amarela. A SMS informa que para se vacinar, é preciso comparecer das 8h às 17h, em alguma das 126 salas de vacina da rede municipal, de segunda à sexta-feira (exceto feriados).
No ano de 2017, foram registrados casos da doença em seres humanos em Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo. Em Salvador, foram contabilizadas 13 ocorrências de macacos portadores do vírus. A Vigilância Epidemiológica convoca os cidadãos a procurarem os postos de saúde para se vacinarem.
A dose é administrada para o público de 9 meses a 59 anos. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina é contraindicada para menores de 6 meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até 6 meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas. A orientação é que essas pessoas busquem avaliação profissional para analisar o risco da vacinação.