23 de abril de 2024
  • :
  • :

Nove municípios do Oeste Baiano são incluídos no Semiárido Brasileiro

Nove municípios do Oeste Baiano são incluídos no Semiárido Brasileiro

A cidade de Barreiras, no oeste da Bahia, e outros oito municípios do estado foram incluídos pelo Ministério da Integração Nacional na região classificada como ‘semiárido’, que corresponde à zona mais seca país. Angical, Baianópolis, Canápolis, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia e Santa Maria da Vitória, todas no Oeste do estado, também passam a fazer parte da área.

A nova delimitação, que incluiu ainda outros 64 municípios de outros estados do país, ocorreu após proposta feita por estados e municípios. A medida foi acolhida pelo Governo Federal, no final de 2017, devido à seca que atinge as regiões nos últimos anos. Com isso, o mapa do semiárido agora engloba 1.262 municípios brasileiros.

Além da Bahia, a ampliação do semiárido ocorreu nos estados de Ceará (10), Maranhão (2), Minas Gerais (6), Pernambuco (1), Piauí (21) e Paraíba (24), que teve o maior número de municípios incluídos.

Com a inclusão, os 73 novos municípios do semiárido passam a ter acesso a recursos e programas específicos de convivência com a seca, como fornecimento de água por carro-pipa, por exemplo.

Foto: Reprodução do YouTube




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *