1 de maio de 2024
  • :
  • :

ACM Neto garante manter Carnaval nos Bairros, Palco do Rock e trios sem corda

ACM Neto garante manter Carnaval nos Bairros, Palco do Rock e trios sem corda

Na edição 2018 do Carnaval de Salvador, o público contará com uma alternância maior de blocos e atrações sem corda nos circuitos Osmar (Centro) e Dodô (Barra/Ondina). A afirmação foi feita pelo prefeito ACM Neto, durante coletiva de apresentação da folia, realizada nesta sexta-feira (12) no Wish Hotel da Bahia, no Campo Grande.

Além das novidades e atrações prévias, o Carnaval de Salvador 2018 permanece como uma folia descentralizada e voltada para todos os públicos. Os palcos temáticos e os carnavais de bairros contarão com mais de 200 atrações, distribuídas em dez localidades e três ilhas pertencentes ao Município.

“Esta é uma folia mais espalhada em termos territoriais e de diversidade, descentralizando, assim, a festa na cidade. A expectativa é de que o Carnaval dos Bairros, por exemplo, reúna cerca de 1 milhão de pessoas durante todos os dias e com atrações de peso para o público poder curtir a festa perto de casa”, afirmou o prefeito.

O Carnaval nos Bairros será realizado em Cajazeiras, no Campo da Pronaica (Cajazeiras X); em Periperi, na Praça da Revolução; em Itapuã, no Centro de Atividade do Parque Metropolitano Lagoas e Dunas do Abaeté; na Liberdade, na Praça Nelson Mandela (em frente ao Plano Inclinado); na Boca do Rio, no Parque Poliesportivo; em Plataforma, na praça 15 de Abril; e em Pau da Lima, na Praça Nossa Senhora Auxiliadora, além das ilhas dos Frades, de Maré e de Bom Jesus dos Passos. As apresentações acontecem a partir das 19h.

Temáticos – A folia contará ainda com seis palcos e espaços temáticos. Em Piatã, o Palco do Rock será montado para os fãs do ritmo e completará, em 2018, 24 anos de existência. Com o intuito de difundir, fomentar e formar a cadeia produtiva da identidade e cultura rocker, a atração reúne artistas e bandas locais e nacionais do gênero musical e acontecerá de sábado a terça-feira (10 a 13), a partir das 19h.

Já o Centro Histórico (Circuito Batatinha) receberá palcos em três pontos. A Praça da Cruz Caída receberá o Terreiro do Samba; o Terreiro de Jesus vai abrigar o Palco Multicultural com bandas de hip hop, reggae, arrocha e demais estilos; e a Praça Municipal terá o Desfile de Fantasia de Luxo e Originalidade. Os shows começam a partir das 19h e o desfile, a partir das 18h da segunda-feira (12).

No Circuito Dodô (Barra/Ondina), serão duas atrações para o público. Já como tradição de espaço de celebração da diversidade, o Beco das Cores permanecerá na Rua Dias D’Ávila (Barra). São apresentações de música eletrônica que acontecerão no intervalo da passagem dos blocos, de sábado (10) a terça-feira (13), das 19h a 0h. No Farol da Barra, a partir da quinta-feira (8), a Torre Eletrônica reunirá grandes nomes do gênero que vão animar o público logo após o desfile do último bloco.

Até o momento, já foram confirmadas 26 atrações a serem apoiadas pela administração municipal. Na lista estão as cantoras Daniela Mercury, Cláudia Leitte, Alinne Rosa, Larissa Luz, Ju Moraes e Margareth Menezes, e os cantores Saulo, Carlinhos Brown, Emicida, Tuca Fernandes, Denny Denan, Léo Santanna, Danniel Vieira, Igor Kannário e Jau. Já as bandas que se apresentarão sem cordas são Cheiro, Psirico, Baco Exu do Blues, Eva, Alavontê, Duas Medidas, Harmonia do Samba, É o Tchan, La Furia, Chiclete com Banana e Parangolé. Além disso, os blocos afros, afoxés e de índios também contarão com o apoio municipal.

De acordo com o prefeito, a iniciativa vai fortalecer, principalmente, o Circuito Osmar de domingo (11) a terça-feira (13). “Percebemos, sobretudo no ano passado, o esvaziamento do circuito do Centro. As pessoas estavam indo para o circuito Barra/Ondina devido às atrações que passaram a se apresentar lá. Houve uma estratégia pensada pela Prefeitura para oferecer pelo menos sete atrações apoiadas pela administração municipal nos principais dias, envolvendo grandes nomes. Com isso, pretende-se revitalizar e reforçar o local, possibilitando a quem gosta do circuito contar com mais atrações.”

ACM Neto também salientou a importância dos blocos de trio e camarotes para a realização da festa. “Não há como conceber o Carnaval de Salvador sem essas estruturas. A intenção da Prefeitura não é competir, mas sim complementar a grade de atrações para o público. Inclusive, todas essas ações foram discutidas com o Comcar (Conselho Municipal do Carnaval) e os representantes das entidades carnavalescas”, completou.

Também marcaram presença o secretário municipal de Cultura e Turismo (Secult), Cláudio Tinoco; o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington; representantes dos patrocinadores da festa; demais autoridades e imprensa.

Patrocinadores – Em 2018, a folia contará com quatro patrocinadores oficiais. Além da Ambev e da Air Europa, integram a lista duas novas empresas: o banco Caixa e a empresa de preservativos Olla. Com isso, o Carnaval de Salvador 2018 terá mais da metade do investimento, estimado em R$55 milhões, pagos pela iniciativa privada.

Foto: Max Haack/SECOM-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *