19 de abril de 2024
  • :
  • :

Governo do Havaí envia por engano alerta sobre ataque de mísseis

Governo do Havaí envia por engano alerta sobre ataque de mísseis

O governo do Havaí enviou por engano neste sábado (13) uma mensagem de texto aos habitantes do arquipélago, alertando para um ataque com mísseis balísticos. O alerta era falso.

A mensagem dizia, em letras maiúsculas: “Ameaça de míssil balístico a caminho do Havaí. Busque abrigo imediatamente. Isso não é um teste”.

As mídias sociais foram à loucura após imagens do alerta de emergência começarem a circular. O anúncio foi rapidamente desmentido pelo governo da ilha americana.

A Agência Havaiana de Gerenciamento de Emergências confirmou que “não há ameaça de míssil no Havaí”. O porta-voz da agência, Richard Repoza, disse que o órgão já começou a investigar o que aconteceu e por qual razão a mensagem foi enviada por engano.

De acordo com a rede TV norte-americana CNN, uma mensagem de correção levou 38 minutos para ser emitida. De acordo com a CNN, o erro aconteceu durante uma troca de turno na Agência de Gerenciamento de Emergências. Um funcionário teria apertado um botão errado em um painel e enviado a mensagem sem querer.

Enquanto isso, muitas pessoas entraram em pânico e tentaram fugir.

“Isso é um alarme falso”, confirmou a deputada democrata Tulsi Gabbard no Twitter. “Eu confirmei com autoridades e não há míssil a caminho.”

O alerta falso surgiu em meio à crescente tensão geopolítica na região, diante da possibilidade de uma ameaça nuclear da Coreia do Norte.

Em novembro de 2017, o governo havaiano também decidiu reativar o sistema de sirenes que alertam sobre um possível ataque nuclear contra o arquipélago, que tinha sido suspenso após o fim da Guerra Fria.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *