28 de março de 2024
  • :
  • :

Prefeitura estima que Carnaval de Salvador gere 250 mil empregos temporários

Prefeitura estima que Carnaval de Salvador gere 250 mil empregos temporários

O Carnaval só começa no próximo mês, mas nos bastidores da festa já há muito trabalho a se fazer. Há milhares de vagas temporárias sendo geradas para o período em camarotes, blocos, hotéis, restaurantes e centrais de vendas. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) estima que 250 mil empregos serão gerados durante o Carnaval deste ano, e a renda extra através do emprego temporário deve passar dos R$ 150 milhões.

Entre as profissões procuradas, estão guias turísticos, maquiadores, costureiros, massagistas, mâitres, barmans, garçons, recepcionistas, pintores, montadores de estruturas, técnicos de som, seguranças, cordeiros, músicos, iluminadores, motoristas, auxiliares de cozinha, faxineiros, entre outros.

Uma parte dessas oportunidades está na área de comidas e bebidas. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) espera que sejam contratados 4 mil trabalhadores para o setor durante a festa. Cerca de 90% destas vagas estão concentradas em camarotes, carros de apoio de blocos e outras atrações da folia, enquanto os 10% restantes estarão localizados em bares, boates e restaurantes localizados próximos aos circuitos carnavalescos.

Segundo o diretor executivo da Abrasel na Bahia, Luiz Henrique Amaral, a maior parte das vagas está nas atrações da própria festa, como camarotes e blocos, que concentram a maior parte consumo. Para quem está procurando emprego na área, agilidade no serviço é indispensável tanto para quem vai ficar no atendimento quanto na cozinha.

“O funcionário vai ter que lidar com grandes demandas e horários de trabalho puxados, entrando à tarde e saindo de madrugada”, conta. Além da disponibilidade de horários, morar próximo ao possível local de trabalho é um fator levado em consideração, já que a mobilidade nas áreas de festa fica comprometida.

Já em bares e restaurantes próximos à folia, vão haver menos vagas, mas os estabelecimentos devem crescer entre 10% e 15% em movimento. “Esses estabelecimentos crescem respeitando os limites da festa. Normalmente, a demanda maior de serviço é no horário de almoço, antes da festa”, explica.

Otimismo em alta

No setor de hotelaria também há oportunidades. A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Salvador e do Litoral Norte (SHRBS) não têm dados sobre as vagas abertas para o Carnaval, mas o vice presidente do sindicato, Sílvio Pessoa Júnior, está otimista: “Tivemos o melhor janeiro dos últimos cinco anos no setor hoteleiro, e em fevereiro devemos pelo menos repetir os números dos anos anteriores”.

Nos camarotes, as contratações começaram cedo, ainda no final do ano passado. O vice-presidente da Associação Baiana de Camarotes (ABC) e diretor do camarote Planeta Band Othon, Clínio Bastos, conta que a contratação é feita por empresas terceirizadas, e não se sabe quantas vagas já foram ocupadas.

“Cada um dos oito camarotes da associação gera cerca de 1.500 empregos por ano, entre pré-produção e operação”, conta Clínio. Serviços gerais de limpeza, segurança, e operação de alimentos e bebidas são as áreas de maior demanda.

Já na área de vendas de abadás e camarotes, as contratações ainda estão em curso. “Começamos o recrutamento em dezembro, e no momento estamos com 20 a 30 pessoas a mais, além dos cerca de 70 fixos. Pretendemos chegar à semana do Carnaval com cerca de 400 pessoas trabalhando”, conta Joaquim Nery, sócio da Central do Carnaval, que intermedia as vendas de 16 blocos e oito camarotes.

Onde procurar uma vaga:

Sine Bahia – O Serviço de Intermediação para o Trabalho está captando vagas para o Carnaval, e os interessados poderão se informar em um dos postos do Sine, ou através do aplicativo Sine Fácil.

SIMM – O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra também está captando vagas, e os candidatos podem ir em um dos postos do serviço, localizados no Comércio, Cajazeiras, Boca do Rio e Cabula.

Central do Carnaval – A empresa de venda de abadás e camarotes espera preencher mais 300 vagas até a semana do Carnaval. Interessados podem preencher a ficha de inscrição na loja da Central, no Shopping da Bahia.

Sindicato HRBS – O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Salvador e do Litoral Norte oferece um banco de vagas para associados em seu site. Basta fazer o cadastro em: www.sindicatohrbs.com.br/banco-de-vagas/




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *