29 de março de 2024
  • :
  • :

Entorno do TRF-4 terá bloqueio aéreo, terrestre e naval para julgamento de Lula

Entorno do TRF-4 terá bloqueio aéreo, terrestre e naval para julgamento de Lula

O acesso ao entorno do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) ficará restrito a partir das 12h desta terça-feira (23), véspera do julgamento do recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no caso do tríplex. A restrição no perímetro será por via “aérea, terrestre e naval”, segundo o secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Cezar Schirmer. O Tribunal está numa região próxima ao lago Guaíba.

Os esclarecimentos em relação ao esquema de segurança, que envolve dezenas de órgãos municipais, estaduais e federais, foram prestados à imprensa na manhã desta segunda-feira (22) na sede da SSP (Secretaria de Segurança Pública), em Porto Alegre.

Não foram informados o número de policiais e agentes que serão utilizados na operação nem o custo dela. “Não sei ainda, mas democracia tem custo. Não se pode fazer economia com a preservação da democracia”, disse Schirmer.

Aeronaves farão o monitoramento do espaço aéreo e embarcações das forças de segurança já estão sendo posicionadas na orla do Guaíba, nas imediações do TRF-4, para evitar qualquer tipo de acesso à zona restrita.

Há, inclusive, a possibilidade de se utilizar aeronaves para o transporte dos desembargadores até a Corte, caso haja risco ou impedimento para o transporte rodoviário.

Por via terrestre, a restrição ao perímetro do TRF-4 será demarcada por meio de gradis, além da presença de efetivo policial. Haverá apenas um acesso ao local, para pessoas previamente cadastradas pelo Tribunal.

A região do TRF-4 terá o trânsito interrompido a partir das 12h da terça-feira (23), e será completamente bloqueada a partir das 17h.

A área fechada englobará o perímetro entre as avenidas Edvaldo Pereira Paiva, Augusto de Carvalho e Loureiro da Silva. Apenas pessoas credenciadas terão permissão para estar no local, entrando por um único ponto de acesso.

Órgãos públicos da região do TRF-4, como o Ministério Público Federal e o Ministério da Fazenda, terão o expediente alterado a partir das 12h de terça-feira, medida acertada para o isolamento da área.

O esquema foi planejado em conjunto com o Gabinete de Gestão Integrada. Criado em 3 de janeiro, ele inclui, além da SSP, representantes de Exército, Marinha, Força Aérea, Brigada Militar, Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, Abin (Agência Brasileira de Inteligência), setores de Transportes e Segurança da prefeitura de Porto Alegre. O TRF-4 e o MPF (Ministério Público Federal) também participaram.

Dois meses antes, quando foi interrogado pelo magistrado em Curitiba, as autoridades de Segurança no Paraná mobilizaram um esquema de segurança que envolveu mais de 1.700 policiais, cerca de 8% do efetivo paranaense. Para ação, que utilizou até helicópteros, foram gastos R$ 110 mil.

Schrimer disse que houve conversar com as autoridades paranaenses envolvidas na segurança em função dos interrogatórios de Lula, mas disse que a situação no TRF-4 é distinta. “Cada realidade é uma realidade.”

Atiradores – Schirmer afirmou ainda que atiradores de elite vão ficar no topo de edifícios próximos ao perímetro com a função de observadores, filmando e fotografando os manifestantes.

“A presença de atiradores de elite faz parte de qualquer processo de prevenção. Atirador de elite é na verdade um observador. Vai atirar em último caso numa condição expepcionalíssima. Ele é observador de espaço físico do que está acontecendo. Vai ficar nas partes mais altas. Vamos trocar a expressão por observador privilegiado, inclusive fotografando e filmando”, afirmou o secretário de Segurança.
Presença de Lula no RS não muda esquema, diz secretário

Uma eventual ida de Lula para Porto Alegre para acompanhar o julgamento não irá alterar em nada o esquema de segurança preparado para a ocasião, informou o governo do Rio Grande do Sul.

“Questões de segurança independem de quem estará presente. A presença de Lula não altera em nada”, disse, nesta segunda-feira (22), o secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Cezar Schirmer.

A ida de Lula, que não participará da sessão de julgamento, ainda não está confirmada. Segundo o UOL apurou, a presença do petista em Porto Alegre será decidida nesta segunda em reunião com seus advogados em São Paulo. Existe a expectativa de que Lula vá à cidade no dia anterior ao julgamento.

Lula foi condenado a nove anos e meio de prisão pelo juiz federal Sergio Moro em julho do ano passado. Schirmer não quis dizer o efetivo que será utilizado em função do julgamento, limitando-se a dizer que seria “o necessário”, dependendo do cenário que se apresente.