19 de abril de 2024
  • :
  • :

FAB diz que não houve pane no avião que caiu com Teori Zavascki

FAB diz que não houve pane no avião que caiu com Teori Zavascki

O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) informou que não há registro de panes ou mau funcionamento na aeronave que caiu com o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) e relator da Lava Jato, Teori Zavascki, em 19 de janeiro de 2017 em Paraty, no Estado do Rio de Janeiro. Segundo o órgão, as condições visuais se deterioraram durante o voo, o que pode ter contribuído para o acidente.

Nesta segunda-feira (22), o Cenipa, subordinado à FAB (Força Aérea Brasileira) e responsável pela apuração de acidentes de avião no Brasil, apresentou o relatório final da investigação do caso. Segundo o próprio centro, não se trabalha com uma única causa de acidente, mas com fatores que contribuíram para o mesmo.

O investigador do Cenipa encarregado pelo caso, coronel aviador Marcelo Moreno, informou que o avião estava com a manutenção atualizada e a documentação em dia. “Não havia registros de panes ou mau funcionamento relacionados aos sistemas da aeronave”, disse.

O coronel aviador disse que é seguro decolar e pousar no aeroporto de Paraty desde que se respeitem as condições visuais e meteorológicas. No dia do acidente, entre 10h e 16h, a visibilidade estava abaixo da permitida para pousos, com nebulosidade mais intensa entre 12h e 14h, devido à formação de nuvens com chuva. O avião caiu às 13h44, quando havia chuva moderada na região, informou o Cenipa.

As fases de decolagem, subida, voo de cruzeiro e descida ocorreram sem anormalidades.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *