23 de abril de 2024
  • :
  • :

ACM Neto entrega Unidade de Saúde da Família em Fazenda Coutos

ACM Neto entrega Unidade de Saúde da Família em Fazenda Coutos

A Prefeitura de Salvador inaugurou nesta quinta-feira (25) mais uma Unidade de Saúde da Família (USF), desta vez em Fazenda Coutos. O posto, chamado de USF Recanto da Lagoa II e localizado na Rua Muniz Ferreira, foi entregue pelo prefeito ACM Neto e pelo secretário municipal de Saúde, José Antônio Rodrigues Alves. Na mesma solenidade, o prefeito assinou a ordem de serviço para a construção de outro equipamento de saúde nas proximidades: o posto da Lagoa da Paixão.

“Quando chegamos à Prefeitura, Salvador tinha 89 equipes de saúde da família. De 2013 para cá, esse número cresceu para 257. Em 5 anos de nossa gestão, implantamos 168 novas equipes. Claro que temos ainda muito a avançar na saúde, mas demos uma virada na saúde pública em Salvador em cinco anos que muitos governos levariam décadas para fazer”, discursou o prefeito, lembrando que a cidade vai ganhar, em março, o primeiro Hospital Municipal.

Ao todo, 21 profissionais como cirurgião-dentista, enfermeiros e médicos generalistas, integram o quadro de servidores do posto, que tem quase 600 metros quadrados. O equipamento conta com estrutura 100% climatizada e adaptada para pessoas com deficiência. Serão ofertadas consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, vacina, curativo, teste rápido para glicemia capilar, sífilis e HIV/Aids. A estrutura também conta com coleta para exames laboratoriais, além de atender aos programas de hipertensão e diabetes, planejamento familiar e pré-natal, dentre outros da atenção básica.

“Aqui no Distrito Sanitário de São Caetano/Valéria, a cobertura da atenção básica era de apenas 13,8%. Agora, essa cobertura já chega a 57%. No posto que vamos construir na Lagoa da Paixão, aqui próximo, serão mais quatro equipes de saúde da família atuando até o ano que vem”, informou o secretário José Antônio Rodrigues Alves.

Foto: Valter Pontes/SECOM-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *