18 de abril de 2024
  • :
  • :

Lula fala em “ditadura de parcela do Judiciário” em vídeo para a Etiópia; assista

Lula fala em “ditadura de parcela do Judiciário” em vídeo para a Etiópia; assista

Em vídeo enviado ao encontro das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), na Etiópia, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva explicou porque não poderá participar do evento, apesar de estar com as malas prontas. Disse que teve o passaporte “tomado” por um juiz de primeira instância, mas prometeu reaver o documento e ir em outro momento. No discurso, repetiu que a gestão petista tirou o Brasil do mapa mundial da fome e afirmou que quanto mais o “perseguem”, mais ele cresce nas pesquisas para presidente.

“Nós fomos vítimas de um golpe parlamentar. Um golpe que fez o impeachment da presidenta Dilma, jogando a culpa de todos os problemas do Brasil em cima do PT e da presidenta, prometendo o céu, e eles na verdade estão construindo um clima de terror aqui no Brasil. Vivemos um momento de uma ditadura de uma parcela do Poder Judiciário, sobretudo o Poder Judiciário que cuida de uma coisa chamada operação Lava-Jato”, afirmou Lula no vídeo.

Ele atacou o Judiciário, afirmando que “não tem limite a quantidade de mentira e desfaçatez” levantada a seu respeito e voltou a repetir que é perseguido por conta das mudanças sociais que promoveu quando foi presidente. No recado aos participantes do evento, cujo tema é o fim da fome na África até 2025, Lula prometeu uma parceria estreita com o continente caso chegue à presidência e disse ter chances de ganhar nas urnas no primeiro turno.

“Quanto mais eles me denunciam, quanto mais me perseguem, mais eu cresço nas pesquisas de opinião pública. E eles sabem que se eu for candidato, contra os meios de comunicação do meu país, contra a elite brasileira, eles sabem que a minha chance de ganhar as eleições no primeiro turno é total. E sabem que, se eu ganhar, os pobres outra vez vão participar do crescimento da economia, vão ter emprego, vão ter salário, vão ter renda e vão ter o direito de viver dignamente”, disse o ex-presidente.

O evento ao qual Lula foi impedido de participar, após ter o passaporte retido por determinação da Justiça na sequência de sua condenação em segunda instância, ocorre em Addis Abeba neste sábado. Trata-se de um encontro organizado pela FAO, agência de combate à fome da ONU, dirigida pelo ex-ministro petista José Grazziano. Batizado de “Parceria para acabar com a fome na África até 2025, cinco anos depois”, o evento tem como objetivo debater casos de sucesso no mundo.

Apesar da confiança demonstrada pelo ex-presidente no vídeo, a Justiça ainda não decidiu sobre o pedido de restituição do passaporte, segundo a defesa do ex-presidente. Por se tratar de um habeas corpus, os advogados esperam uma decisão rápida. O pedido foi protocolado no Tribunal Regional Federal da 1ª Região para que seja reconhecida a “ilegalidade” da decisão da 10ª Vara Federal de Brasília, que mandou apreender o passaporte de Lula.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *