24 de abril de 2024
  • :
  • :

Edifício do Gabinete Português de Leitura em Salvador completa 100 anos

Edifício do Gabinete Português de Leitura em Salvador completa 100 anos

Da Redação (redacao@newsba.com.br)

Localizado na Praça da Piedade, em Salvador, o edifício sede do Gabinete Português de Leitura completa 100 anos neste sábado (03). O prédio foi projetado pelo arquiteto italiano Alberto Barelli e tem, além da biblioteca, espaços para eventos.

A bela construção, em estilo arquitetônico neomanuelino, que remonta à época do Descobrimento, foi inaugurada em 3 de fevereiro de 1918. O Gabinete já havia funcionado em outros locais da cidade: primeiro, estabeleceu-se no bairro do Comércio; depois, foi para a Rua Chile e, de lá, passou para o ponto atual.

O prédio da Piedade já foi sede do Consulado Geral de Portugal na Bahia e Sergipe. Mas a instituição foi transferida para o Pelourinho, até se instalar na Avenida Tancredo Neves, onde funciona atualmente.

Apesar de algumas dificuldades, o prédio mantém sua imponência, especialmente na bela fachada, onde estão estátuas de dois símbolos portugueses: uma é do poeta Luís de Camões (1524- 1580), autor do clássico Os Lusíadas; a outra reproduz o Infante Dom Henrique (1394- 1460), filho do Rei D. João I de Portugal.

Embora ligado ao passado, o Gabinete está de olho no futuro e já se prepara para se adaptar à nova era. Começou a digitalizar seu acervo, que, futuramente, estará na internet. Mais informações no site www.gplsalvador.org.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *