19 de abril de 2024
  • :
  • :

ACM Neto inaugura a Casa do Carnaval de Salvador

ACM Neto inaugura a Casa do Carnaval de Salvador

Ao som da República dos Tambores, com os Filhos de Gandhy e Didá, a Casa do Carnaval foi oficialmente aberta nesta segunda-feira (5) pelo prefeito ACM Neto, em cerimônia realizada na praça da Sé. Estiveram presentes o vice-prefeito Bruno Reis; o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão; o superintendente do Iphan na Bahia, Bruno Tavares; demais autoridades, artistas, imprensa e população.

O prefeito lembrou, mais uma vez, que a palavra “impossível” tem sido vencida pelo soteropolitano, e a inauguração da Casa do Carnaval é um exemplo disso: a estrutura foi montada em menos de seis meses. Esse evento também serve para mostrar para o Brasil que a Prefeitura se preocupa com o Centro Histórico, que viveu anos de abandono. O Carnaval este ano é especial, porque a sua casa também está aqui, cravada no Pelourinho”, afirmou ACM Neto.

“Muito feliz em apresentar essa casa, que tem muito conteúdo de história. Salvador vai ter um museu interativo, para brincar e dançar o Carnaval. Espero que todos possam visitar”, afirmou o curador do espaço, Gringo Cardia.

O secretário municipal de Cultura e Turismo (Secult), Cláudio Tinoco, ressaltou o clima de alegria por a capital baiana receber um equipamento deste porte. “É uma verdadeira tarde de Carnaval. Nos próximos dias, a população de Salvador vai poder perceber a dimensão dessa obra. Foram muitas pessoas envolvidas para que este sonho antigo se tornasse realidade. Desde o início da gestão, houve a ideia de implantar na cidade equipamentos culturais inovadores, como a Casa do Rio Vermelho e os espaços Carybé e Pierre Verger. Para este equipamento, mais de 200 artistas colaboraram, de alguma maneira, com a composição do acervo”, salientou Tinoco.

A presidente nacional do Iphan, Kátia Bergé, ressaltou que investimentos feitos na recuperação de imóveis como o do Frontispício da Sé só valem a pena se o espaço for ocupado pelas pessoas. “Salvador, pela intensa cultura que possui, merecia um equipamento como esse.”

Visita – Após a cerimônia, o prefeito ACM Neto, demais autoridades e convidados visitaram as instalações do museu. A entrada foi marcada pela apresentação de Armandinho, Dodô e Osmar, e os Mascarados de Maragogipe. Artistas como Daniela Mercury, Mariene de Castro e Xanddy, do Harmonia do Samba, também foram prestigiar a Casa do Carnaval.

A partir do dia 15 e durante todo o mês de fevereiro, a Casa do Carnaval funcionará apenas para grupos agendados, em esquema soft opening. A partir de março, será aberto ao público das 11h às 19h. Os ingressos custarão R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia). O telefone para fazer o agendamento é (71) 3324-6760.

Foto: Valter Pontes/SECOM-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *