28 de abril de 2024
  • :
  • :

Fundadores do Bloco Camaleão são homenageados pela Câmara de Salvador

Fundadores do Bloco Camaleão são homenageados pela Câmara de Salvador

Se o Carnaval de Salvador ainda não começou oficialmente, o clima de folia se antecipou e tomou conta da sessão solene, na noite desta segunda-feira (5), que homenageou os fundadores do tradicional Bloco Camaleão. Com a presença do cantor Bell Marques, Aloysio Adolfo Nery, Geraldo Albuquerque (Tinho), Joaquim Nery Filho e Marcelo Nery receberam a Medalha Thomé de Souza. Na oportunidade, também foram celebrados os 40 anos do Bloco Camaleão.

A iniciativa da realização da homenagem foi conjunta. Os vereadores Tiago Correia (PSDB), Henrique Carballal (PV), Kiki Bispo (PTB) e Mauricio Trindade (DEM) foram os responsáveis pela concessão da honraria.

O clima foi de festa do início ao fim da sessão. A história do bloco, os maiores sucessos da banda Chiclete com Banana, e a importância do Camaleão para a solidificação do Carnaval de Salvador foram destacados pelos propositores.

Foliões assumidos, os realizadores da homenagem destacaram a importância do Cameleão para o Carnaval de Salvador. “Nós, vereadores da cidade, em nome de todos os camaleônicos, outorgamos essa Medalha aos fundadores do bloco”, disse Tiago Correia. “Quatro décadas nessa área, gerando uma quantidade enorme de emprego e renda”, pontuou Maurício Trindade. “Essa Casa sente-se muito orgulhosa ao ofertar essa honraria, aprovada por unanimidade”, acrescentou Kiki Bispo.

O presidente da sessão solene, vereador Henrique Carballal, também enalteceu a trajetória do bloco. “A Casa abre suas portas para homenagear quatro empresários. É uma noite importante para darmos um recado à cidade: o modelo que eles criaram foi fundamental para o Carnaval de Salvador”, afirmou o líder da bancada do governo, ao revelar que conheceu a atual esposa no bloco. “O Camaleão mudou minha vida. Descobri o significado do amor”, declarou, em tom apaixonado, o vereador.

Já condecorado, Aloysio Adolfo Nery falou em nome de todos homenageados. Fez um resgate histórico da trajetória do Camaleão e agradeceu os vereadores que os outorgaram a Medalha Thomé de Souza. “São 40 anos que passam rápido demais. Não é à toa que muitos ainda nos chamam de ‘Os meninos do Camaleão’. Com 20 e 21 anos, resolvemos fazer um bloco de Carnaval. Continuamos com sonhos e queremos fazer carnavais cada vez melhores. Que venham mais 40 carnavais”, celebrou.

A vereadora Marcelle Moraes (PV) e os vereadores Felipe Lucas (MDB), Moisés Rocha (PT) e Paulo Magalhães Jr. (PV) também marcaram presença na sessão solene.

História – O Camaleão é considerado um dos maiores blocos da história do Carnaval soteropolitano. Fundado em 1978, foi batizado com esse nome pelo artista plástico Bel Borba, numa homenagem aos camaleões que povoavam a Praça da Piedade, em Salvador.

Grandes nomes da música baiana comandaram esse bloco. No auge do fricote, Luiz Caldas foi uma dessas estrelas. Desde 1989, o Bloco Camaleão passou a ser “puxado” pela banda Chiclete com Banana, numa união de sucesso do Carnaval baiano.

Considerado um dos pilares do sucesso do Camaleão, o cantor Bell Marques também foi celebrado. E foram os próprios homenageados que se encarregaram de enaltecer a importância do artista para a história do bloco. Adolfo Nery entregou o Troféu Pata do Camaleão, com a marca do bloco, feita pelo artista Pedrinho da Rocha. “Estou emocionado com essa surpresa belíssima. Esses homens são merecedores dessa honraria, lutaram muito, e o reconhecimento veio na hora certa”, festejou.

Foto: Valdemiro Lopes/CMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *