28 de março de 2024
  • :
  • :

Presidente da OAB-BA classifica protesto de advogados de “factoide” e “politicagem”

Presidente da OAB-BA classifica protesto de advogados de “factoide” e “politicagem”

Por José Lopes (redacao@newsba.com.br)

O presidente da OAB-BA, Luiz Viana Queiroz, entrou em contato por WhatsApp com o NewsBA e classificou o protesto realizado por um grupo de advogados, nesta terça-feira (06), durante a reinauguração da Sala do Advogado no Fórum Criminal de Sussuarana, em Salvador, de “factoide” e “politicagem”.

Os manifestantes portavam cartazes pedindo o retorno do funcionário da OAB-BA de nome Lucas, que segundo eles, teria sido demitido. Queiroz explicou que o funcionário da Ordem não foi demitido, mas foi deslocado para a realização de um treinamento.

Em nota divulgada à imprensa, a OAB-BA disse repudiar o protesto, que classificou de “vandalismo”.

Confira a nota da OAB-BA na íntegra:

Na manhã desta terça-feira (6), o evento de reinauguração da sala da advocacia no Fórum Criminal de Salvador, relocada e reformada, transformou-se num ato de violência e vandalismo sem par na história da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia.

Um pequeno grupo de advogados, instruído politicamente contra a atual gestão da OAB-BA, posicionou-se na porta da nova sala, impedindo, com o uso da força, a entrada da diretoria da OAB e dos colegas que foram participar da inauguração. O pretexto para a arbitrariedade era a transferência de um funcionário da OAB que trabalhava na sala para a sede da Seccional.

Após inúmeras tentativas de negociação por parte do presidente da OAB-BA, Luiz Viana, e da direção do Fórum Criminal, a Polícia Militar foi chamada pelo diretor do fórum para liberar a sala e conter os manifestantes mais agressivos. Após mais uma tentativa de negociação sem sucesso, desta vez por parte da PM, os manifestantes resistiram à desocupação com violência, depredando instalações da nova sala e agredindo colegas advogados e policiais militares.

De posse das imagens da violência e do vandalismo, a Diretoria da Ordem está registrando a ocorrência na Polícia Federal e na Polícia Civil e tomará, no âmbito da OAB, todas as medidas disciplinares cabíveis.

Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *