18 de abril de 2024
  • :
  • :

Vacinação contra febre amarela começa na 2ª em oito municípios baianos

Vacinação contra febre amarela começa na 2ª em oito municípios baianos

Oito municípios baianos começam, na próxima segunda-feira (19), uma campanha de vacinação contra a febre amarela. A meta é que pelo menos 95% da população de Camaçari, Candeias, Itaparica, Lauro de Freitas, Mata de São João, Salvador, São Francisco do Conde e Vera Cruz seja imunizada até o dia 9 de março, quando acaba a campanha. A estratégia adotada será a determinada pelo Ministério da Saúde, com a utilização de doses fracionadas. No dia próximo dia 24, acontece o Dia D da vacinação.

A vacinação é destinada a pessoas a partir dos 2 anos de idade, inclusive indígenas, desde que não apresentem condições clínicas especiais. Todos que já tiverem tomado a vacina ao longo da vida não terão a necessidade de receber nova dose. A intenção é proteger o maior número de pessoas contra a febre amarela, em localidades com grande contingente populacional e que têm evidência de circulação do vírus e risco elevado de transmissão da doença.

Estima-se que pouco mais de 1,2 milhão de indivíduos ainda precisam se proteger contra a doença em Salvador. “Por conta de casos positivos confirmados de febre amarela em macacos no ano passado e o grande número de pessoas a se vacinar no munícipio, Salvador foi incorporada na estratégia da imunização fracionada pelo Ministério da Saúde. A dose fracionada tem eficácia garantida pelo menos por oito anos, por isso, após esse período, é necessário uma nova dose de reforço”, explicou Doiane Lemos, subcoordenadora de Doenças Imunopreviníveis de Salvador.

A campanha seguirá até 9 de março em Salvador e em 24 de fevereiro (sábado) um “Dia D” da estratégia será promovido para ampliar o acesso às doses para população. A vacina estará disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nas 126 unidades básicas da rede municipal. O Ministério da Saúde afirma que a vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas. Para estes grupos, a orientação é que a pessoa busque ajuda médica, cujo profissional de saúde avaliará o benefício e o risco da vacinação, levando em conta o risco de eventos adversos.

Macacos – Desde o início de janeiro até essa quinta-feira (15), 95 macacos foram capturados na capital baiana para realização de exames laboratoriais de detecção da febre amarela. Os materiais coletados dos animais em Salvador já foram encaminhados para o Laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Rio de Janeiro, referência nacional para esse tipo de análise, para investigação da causa dos óbitos. Os primeiros dez materiais analisados pelo Fiocruz descartaram a presença do vírus da febre amarela nos animais capturados. As outras 85 amostras seguem sob análise. Em 2017, foram registrados 13 macacos com confirmação de febre amarela em Salvador.

Camaçari – A estimativa da Secretaria Municipal da Saúde (Sesau) é de vacinar 114 mil pessoas em Camaçari nesse período. O Dia “D” da campanha acontecerá em 24 de fevereiro. O objetivo é proteger o maior número de pessoas, em localidades com grande contingente populacional.

Durante a campanha, a vacinação ocorrerá em 38 unidades de Saúde da Família e Básica de Saúde (UBS/USF), com uso de dose padrão para crianças entre 9 meses e 2 anos e viajantes internacionais e dose fracionada para os demais grupos populacionais, conforme orientação do Ministério da Saúde. No Dia “D”, serão disponibilizados no município 16 postos de vacinação. Nesta data, será oferecida apenas a vacina contra febre amarela.

Precisam ser vacinadas todas as pessoas com idade superior a nove meses que não tenham feito uso comprovado de dose anterior, excluindo aquelas que possuam contraindicação para o uso da vacina. Não devem tomar a imunização pessoas já vacinadas para a febre amarela, com história de alergia grave a ovo, gestantes, em tratamento com medicamentos imunossupressores, portadores de doenças autoimune, bem como pessoas em tratamento de câncer, e os portadores de HIV/AIDS. Pessoas com doenças do fígado, doenças do sangue ou rins, devem passar por avaliação médica antes para saber se poderão tomar a vacina.

O secretário da Saúde, Elias Natan, informa que, “Camaçari não possui surto da febre amarela devido o trabalho de bloqueio do vírus que a Vigilância à Saúde realizou em 2017 em todos os locais onde foram encontrados primatas não humanos mortos. Esse trabalho de bloqueio foi feito com a vacinação de casa em casa, pulverização com o borrifador costal e o carro UBV-fumacê. E durante todo o ano tivemos a vacina disponibilizada em nossos postos de saúde”, concluiu o titular da pasta.

Além da vacinação nos postos de saúde, a Sesau irá mapear todas as empresas transportadoras do município, com prioridade para aquelas que circulem fora do Estado, para a realização de intensificação vacinal de seus funcionários contra a febre amarela. E irá identificar comunidades, especialmente aquelas situadas em áreas rurais, cuja população tenha dificuldade de acesso às salas de vacinas e oportunizar a vacinação.

Unidades de saúde de Camaçari no Dia “D” da campanha – 24/02:

Sede
UBS Gleba B
UBS Camaçari de Dentro
UBS Gravatá
UBS Gleba E
USF Parafuso
USF Santo Antônio
Boulevard Shopping Camaçari

Costa de Camaçari
UBS Vilas de Abrantes
UBS Arembepe
UBS Monte Gordo
USF Barra do Pojuca
USF Jauá
USF Cajazeiras de Abrantes
USF Caminhos do Mar
Guarajuba Shopping
Praça da Cascalheira em Coqueiro de Monte Gordo




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *