29 de março de 2024
  • :
  • :

Inema lança app “Vai Dar Praia” sobre condições do banho de mar em 29 municípios baianos

Inema lança app “Vai Dar Praia” sobre condições do banho de mar em 29 municípios baianos

Lançado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o aplicativo “Vai Dar Praia” oferece à população informações sobre a balneabilidade (qualidade das águas) de 119 pontos monitorados semanalmente em 29 municípios do Estado. O App é gratuito e, na fase inicial, está disponível para aparelhos com o sistema operacional Android e, futuramente, no IOS.

Ao baixar o aplicativo, que oferece serviço de busca pelo nome da praia, o usuário poderá visualizar a situação da balneabilidade com informações do dia e localização do ponto da coleta, foto da praia, além da previsão diária do tempo, tábua das marés, velocidade e direção dos ventos, temperatura do ar, umidade, índice UV e fases da lua.

Elaborado por técnicos do Inema, o projeto conta com recursos do Banco Mundial, através do Programa com Enfoque Setorial Amplo das Áreas de Saúde e de Recursos Hídricos (SWAP Bahia). Segundo a diretora geral do Inema, Márcia Telles, este é mais um serviço de qualidade oferecido pelo Instituto à população. “O monitoramento da balneabilidade das praias, realizado pelo Governo da Bahia, conta com pontos de coleta nas principais cidades litorâneas do estado, utilizando uma metodologia de análise criteriosa, o que possibilita maior segurança ambiental e de saúde pública”, ressaltou.

De acordo com o coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação (COTIC) do Inema, Jefferson Lima, o usuário poderá localizar automaticamente (via GPS) as cinco praias mais próximas e suas respectivas condições de banho e poderá selecionar manualmente as que deseja informação. “Assim que o aplicativo é aberto os dados das últimas análises são atualizados, ao clicar no nome da praia o usuário pode criar um atalho para uma lista de favoritos. O software foi desenvolvido com uma interface simples, intuitiva e fácil de usar, com comandos objetivos e um sistema de armazenamento de informações que gera mais economia de dados de internet e de espaço no aparelho”.

O coordenador de Monitoramento Ambiental e de Recursos Hídricos do Inema, Ailton dos Santos, explica que o aplicativo facilita a divulgação dos dados. “O aplicativo gera mais facilidade para o banhista, que poderá realizar a consulta de qualquer local, assim como amplia a divulgação dos dados gerados pelo Instituto. É mais um instrumento que possibilita que a sociedade se aproprie das informações geradas pela análise destas águas”.

Balneabilidade –Balneabilidade pode ser entendida como qualidade requerida das águas destinadas à recreação de contato primário, onde se considera o risco do contato direto e prolongado, como natação, mergulho, esqui-aquático, entre outros, havendo possibilidade de ingerir quantidade significativa de água. A análise na Bahia é feita pelo laboratório do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (Ceped) e a metodologia atende as especificações da resolução N.º274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que determina os limites máximos aceitáveis para uma praia ser considerada balneável – segura para o banho.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *