Os deputados estaduais instalaram ontem nove das 10 comissões permanentes da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) foi a única entre as instaladas que – através de acordo entre os deputados da bancada de oposição – escolheu Heber Santana (PSC) para a vice-presidência, espaço ocupado até o último ano por Luciano Ribeiro (DEM). A presidência continua com Rosemberg Pinto (PT).
A Comissão de Agricultura e Política Rural permanece presidida por Eduardo Salles (PP) tendo como vice-presidente Fábio Souto (DEM). O colegiado temático de Defesa do Consumidor e Relações de Trabalho será conduzido pelo Soldado Prisco (PPS) tendo Bira Corôa (PT) na vice-presidência.
Mulher – As deputadas estaduais se reuniram na Comissão dos Direitos da Mulher e elegeram Luiza Maia (PT) e Mirela Macedo (PSD) como presidente e vice. Os trabalhos técnicos em Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público serão conduzidos pela deputada Fabíola Mansur (PSB) e Heber Santana (PSC), presidente e vice-presidente, respectivamente.
Já a Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo continua presidida por Hildécio Meirelles (MDB) tendo como vice a deputada Ângela Sousa (PSD). O último colegiado instalado na manhã de ontem foi o de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos, que continuará sendo coordenado por Fábio Souto (DEM) e Marcelino Galo (PT). Os parlamentares iniciarão a agenda de discussões na próxima semana.
Saúde – A Comissão de Saúde e Saneamento reelegeu o deputado Alex da Piatã (PSD) para a presidência, por unanimidade de votos. O deputado José de Arimateia (PRB) ficou com a vice-presidência, cargo este ocupado no ano passado por Alan Sanches (DEM).
A eleição foi presidida pelo deputado Reinaldo Braga (PSL) por ser o mais antigo dos parlamentares do colegiado. Contou também com a presença de Maria del Carmen (PT) e Angelo Almeida (PSB), que funcionaram como escrutinadores, além de Marcelino Galo (PT). O presidente Alex da Piatã agradeceu ao apoio dos presentes e o vice, José de Arimateia, solicitou que na próxima reunião existam sugestões de pauta para visitas, audiências públicas e sessões especiais.