19 de abril de 2024
  • :
  • :

Sema realizará oficina do Projeto Cachoeira em Itabuna

Sema realizará oficina do Projeto Cachoeira em Itabuna

Como parte das ações do Projeto de Revitalização da Bacia do Rio Cachoeira, a Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) promove, no próximo dia 7, das 8h às 13h, a Oficina de Articulação e Planejamento do Projeto Cachoeira, na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), no município de Itabuna, no sul da Bahia.

O encontro será um espaço de articulação e debates envolvendo setores e segmentos diversos da sociedade civil e dos governos, na esfera estadual e municipal, para articular e planejar ações conjuntas no processo de revitalização ambiental do Rio Cachoeira. Também serão apresentadas propostas de ações sustentáveis para implementação da revitalização da bacia previstas no Plano Estratégico.

A oficina pretende envolver os representantes dos 14 municípios da bacia, além de representantes de 11 assentamentos, colegiados territoriais e ambientais, membros de Comitês de Bacias Hidrográficas e de universidades como a UFSB e a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

Projeto Cachoeira – O Projeto Cachoeira faz parte do Programa de Desenvolvimento Ambiental (PDA Bahia) e visa à recuperação e preservação de nascentes e cursos d’água da Bacia do Rio Cachoeira, bem como ao desenvolvimento de ações que promovam melhoria na qualidade dos corpos d’água.

O projeto realizou diagnóstico ambiental, cadastramento de propriedades de até quatro módulos fiscais no Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir), restauração produtiva de 150 hectares em áreas prioritárias para conservação e a elaboração do Plano de Revitalização da Bacia do Rio Cachoeira.

Para garantir a continuidade do programa, a Sema vem desenvolvendo ações de mobilização e sensibilização para promover identificação e articulação de atores a fim de estabelecer pactuações importantes para a Revitalização do Rio Cachoeira.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *