18 de abril de 2024
  • :
  • :

Coreia do Norte negocia desnuclearização com Coreia do Sul

Coreia do Norte negocia desnuclearização com Coreia do Sul

O governo sul-coreano informou nesta terça-feira (06) que a Coreia do Norte aceitaria se desnuclearizar caso tenha garantias de que o regime permanecerá em segurança. A informação foi divulgada pelo chefe da delegação do Sul que viajou no último fim de semana a Pyongyang para uma reunião com o líder do Norte, Kim Jong-un. Os dois países vão realizar sua primeira cúpula em mais de uma década no fim de abril, em Panmunjom, na zona desmilitarizada que divide a Península Coreana, anunciou Seul.

As Coreias também concordaram em estabelecer uma linha telefônica entre os líderes do Sul e do Norte, que indicou que vai suspender testes nucleares e de mísseis durante o diálogo.

A Coreia do Norte disse que não há necessidade de manter seu programa nuclear contanto que não haja ameaça militar contra o país e sua segurança esteja garantida, indicou Chung Eui-yong, chefe da delegação e assessor de Segurança do presidente Moon Jae-in, já de volta a Seul. A Coreia do Norte também disse estar disposta a dialogar com os Estados Unidos sobre a desnuclearização e a normalização dos laços diplomáticos. As negociações entre os dois países foram interrompidas em 2009.

“A Coreia do Norte deixou claro sua disposição em desnuclearizar a península e o fato de que não há razão para ter um programa nuclear se ameaças militares contra o Norte se resolverem e o regime estivar seguro”, indicou Chung Eui-yong.

No Twitter, o presidente americano, Donald Trump, respondeu de maneira enigmática: “Veremos.” Mas reconheceu avanços no diálogo entre as duas Coreias: “Pela primeira vez em muitos anos, todas as partes envolvidas estão fazendo um esforço sério. O mundo está olhando e esperando”, escreveu. “Pode ser uma falsa esperança, mas os Estados Unidos estão prontos para irem em qualquer direção”, acrescentou.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *