26 de abril de 2024
  • :
  • :

Tropa de Elite: Ex-comandante do Bope será o chefe da PM no Rio

Tropa de Elite: Ex-comandante do Bope será o chefe da PM no Rio

O secretário de Segurança do Rio, general Richard Nunes, anunciou na tarde desta terça-feira (06) os nomes dos novos comandantes das polícias do Rio. Luis Cláudio Laviano, ex-comandante do Bope, foi o escolhido para assumir o comando da Polícia Militar.

Já o delegado Rivaldo Barbosa, atual diretor da Divisão de Homicídios, será o novo chefe da Polícia Civil. Eles assumem no lugar do coronel Wolney Dias Ferreira e do delegado Carlos Augusto Leba, que era da gestão Roberto Sá.

Na semana passada, em uma entrevista coletiva, o interventor na segurança do Rio, general Walter Souza Braga Netto, havia afirmado que estava estudando mudanças na cúpula das polícias. Braga Netto manteve os comandos do Corpo de Bombeiros, com o Roberto Robadey Costa Junior, e da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), David Anthony. O general Mauro Sinott é o chefe de Gabinete de Intervenção Federal e o general Richard Nunes, secretário de Segurança.

Laviano assumiu, em março de 2014, o comando do Batalhão de Operações Especiais (Bope). Antes, Laviano foi o responsável pela Diretoria Geral de Pessoal da Prefeitura do Rio. O coronel esteve à frente da tropa de elite da PMERJ de 17 de março a 3 de dezembro do mesmo ano, quando deixou a direção do Bope para assumir o Comando de Polícia Pacificadora (CPP), responsável pelas 38 UPPs do estado, que contava com 9,5 mil policiais militares. Já em fevereiro de 2016, Laviano deixou a CPP para se tornar inspetor-geral da Guarda Municipal do Rio (GM-Rio). Ele ocupou o cargo até o início de 2017, quando foi substituído pela inspetora Tatiana Mendes. Desde então, Laviano ocupa o cargo de subsecretário de operações da Secretaria municipal de Ordem Pública (Seop) do Rio.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *