27 de abril de 2024
  • :
  • :

Coronel e Eleusa entregam doações da campanha “Árvores dos Sonhos” da AL-BA

Coronel e Eleusa entregam doações da campanha “Árvores dos Sonhos” da AL-BA

A primeira entrega das doações arrecadadas durante a Campanha de Natal da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), “Árvore dos Sonhos”, foi realizada nesta quarta-feira (07), com a presença do presidente Angelo Coronel e da coordenadora do instituto Assembleia de Carinho, Eleusa Coronel.

A Campanha Árvore dos Sonhos é realizada há 10 anos na ALBA, sob a coordenação do Departamento de Serviço Social, que em 2017 ganhou o reforço do Assembleia de Carinho. Pela primeira vez as doações foram direcionadas a instituições que cuidam de pessoas em situação de rua. No total, foram arrecadados mais de 5 mil ítens entre material de higiene pessoal e de limpeza.

“Nesses 10 anos, o nosso objetivo sempre foi alertar o servidor sobre o seu papel enquanto cidadão, da necessidade do voluntariado. A cada ano escolhemos uma categoria social que necessite de ajuda, já trabalhamos com crianças, idosos e em 2017 selecionamos as pessoas em situação de rua por ser uma questão social que se discute no mundo inteiro. Hoje fizemos a entrega em duas das quatro instituições escolhidas para receber as doações do final do ano passado”, salientou Daniela Araújo, gerente do Serviço Social da ALBA.

A primeira instituição contemplada com as doações foi o Movimento de População de Rua – Salvador, no Centro Histórico de Salvador, um movimento nacional que realiza atividades com pessoas em situação de rua na Bahia e mais 11 Estados. Em Salvador, existe há oito anos e foi iniciado por Maria Lúcia Santos Pereira, que também foi moradora de rua.

De acordo com a assistente social Carolina Ribeiro, que trabalha há três anos no local, o movimento atende em média, de 30 a 50 pessoas por dia. O objetivo é trabalhar a questão política, além de trazer atividades lúdicas, ao tempo em que são feitos os devidos encaminhamentos necessários para a sobrevivência digna dessas pessoas.

“A gente só tem que agradecer a todos vocês, porque essas doações chegaram na hora certa. Eu sou um deles, eu vivi na rua e sei o que eles passam, portanto, sei o quanto essa ajuda é bem-vinda”, declarou Edson Alexandre da Silva, ex-morador de rua e marido da fundadora Maria Lúcia, que hoje coordena as atividades no Movimento”.

A segunda entidade a ser beneficiada foi a Força Feminina, também no Centro Histórico, que atende mulheres em situação de prostituição. A Força Feminina é uma instituição social, de caráter pastoral, mantida pelo Instituto das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor há mais de 17 anos. O objetivo é favorecer a promoção integral destas mulheres, de maneira a colaborar no processo de conscientização e inserção cidadã. São mais de 200 mulheres atendidas, as quais vão à instituição durante a semana, onde recebem mantimentos, participam de oficinas e tem acesso à orientação social e religiosa.

“Eu fico com o coração agradecido, porque é difícil manter a necessidade das mulheres, pois elas não tem condições de comprar artigos de necessidade básica, que todos precisam, então, eu agradeço em nome das Irmãs Oblatas, com muito carinho a todos que contribuíram”, disse a Irmã Maria do Rosário, coordenadora do Projeto.

A coordenadora do Assembleia de Carinho exaltou a participação dos servidores. “Nós temos que agradecer muito aos nossos servidores da ALBA e a todas as pessoas, que tanto colaboraram com essa campanha, que há tantos anos ajuda a quem mais precisa. O Serviço Social tem um trabalho excelente de pesquisa para encontrar instituições sérias, que fazem esse trabalho tão importante, disse Eleusa Coronel.”

Eleusa também fez questão de agradecer o maior incentivador das atitudes que vem transformando o legislativo estadual. “Também preciso agradecer ao nosso presidente Coronel, que faz com que todas essas ações aconteçam, pois ele acredita nas nossas atitudes que transformam e nos ajuda a concretizá-las”.

A valorização das ações realizadas na ALBA com a participação ativa dos servidores e o estímulo às ações sociais no legislativo baiano, são as principais premissas da gestão do presidente Coronel.

“Eu fico muito feliz em participar de mais essa iniciativa do Assembleia de Carinho. Tudo isso foi doado pelos funcionários da Assembleia e isso nos enche de orgulho, pois nós estamos conseguindo humanizar a ALBA e levar cada vez mais ações sociais ao poder legislativo e consequentemente, aos baianos”, enalteceu o presidente Angelo Coronel.

Coronel falou ainda sobre a importância do voluntariado. “Fazer o social é nos entregar de corpo e alma. E assim, cada um fazendo a sua parte, podemos amenizar o sofrimento das pessoas que precisam de ajuda”.

Foto: Vaner Casaes/AL-BA




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *