26 de abril de 2024
  • :
  • :

Camaçari: Prefeitura e IFBA oferecem cursos na área de beleza

Camaçari: Prefeitura e IFBA oferecem cursos na área de beleza

A Prefeitura de Camaçari e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) renovaram, na tarde de quarta-feira (7), o Convênio de Cooperação Técnica, Cultural e Científica, que visa ofertar para mulheres em situação de vulnerabilidade no município, diversos cursos na área de beleza. A parceria conta ainda com o Grupo O Boticário, um dos facilitadores da capacitação profissional.

Durante solenidade realizada em um dos auditórios do IFBA, o prefeito Elinaldo Araújo foi representado pela secretária de Relações Institucionais, Simara Ellery, que destacou a importância do convênio. “Momento extraordinário onde as mulheres recebem um prêmio, que é a oportunidade de se capacitar e assim serem livres profissionalmente, ou seja, isso é empoderamento feminino”.

Os cursos serão ministrados através do Programa Nacional Mulheres Mil, que promove a inclusão social e econômica das mulheres. Elas terão acesso a um módulo vocacional com aulas realizadas dentro do próprio Campus do IFBA em Camaçari. “Uma parceria forte e que pretendemos manter, pois essa iniciativa garante um dos seus direitos, que é ser independente, dona de sua própria vida. Não queremos disputar com os homens, queremos o nosso espaço”, ressaltou a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Janete Ferreira.

Para participar as mulheres acolhidas pelo Centro de Referência na Atenção a Mulher (CRAM) Yolanda Pires precisam, dentre outros critérios, estar inscritas no CadÚnico ou ter filhos matriculados em escolas públicas. “Muitas dessas mulheres não possuem nenhuma formação, e nossa ideia é resgatar a autoestima delas, pois existem alguns casos em que elas permanecem em situação de violência por dependerem dos maridos financeiramente”, pontuou a coordenadora de Atendimento Integral a Mulher, Bela Batista.

“Resgatar uma mulher é resgatar uma família, por isso a nossa instituição entende a importância de continuarmos firmando convênios como esse”, disse o Pró-Reitor de Extensão do IFBA, José Roberto da Silva, durante seu discurso, marcado pela exaltação e respeito à figura feminina. A assinatura do convênio faz parte também das ações em comemoração ao Março Mulher.

Participaram ainda da solenidade diretores do IFBA Campus Camaçari, Assistentes Sociais, educadores e mulheres atendidas pelo Yolanda Pires.

Foto: Tiago Pacheco




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *