24 de abril de 2024
  • :
  • :

Salvador: Dez famílias receberão auxílios após desabamento em Pituaçu

Salvador: Dez famílias receberão auxílios após desabamento em Pituaçu

Dez famílias afetadas pelo desabamento de um imóvel em Pituaçu, nesta terça-feira (13), já foram cadastradas pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) para receber auxílios. Todas foram orientadas a buscar a Defesa Civil de Salvador (Codesal) no menor tempo possível, e a expectativa é que o pagamento dos benefícios saia já na próxima semana.

Três dessas famílias receberão dois benefícios, os auxílios moradia (o chamado Aluguel Social, para quem precisa, por alguma razão, deixar uma área onde há risco para a vida) e emergência (concedido a todos que tiveram perdas materiais). Outras sete receberão apenas o auxílio-moradia porque terão de deixar seus imóveis diante de riscos estruturais identificados pela Codesal ou por terem de ser demolidos para viabilizar a entrada de máquinas para a retirada de escombros. Em caso de demolição, todos os objetos e pertences serão retirados dessas residências.

As famílias cadastradas para o auxílio-moradia receberão R$ 300 mensais. Já as cadastradas para o auxílio-emergência ganharão três salários mínimos. Também serão concedidos quatro auxílios-funerais para viabilizar o sepultamento das vítimas que estavam no imóvel que desabou.

A Semps aguarda a vistoria final dos técnicos da Codesal porque se forem identificados novos imóveis que precisem ser evacuados, o número de benefícios concedidos pelo município pode aumentar. O imóvel que desabou na manhã desta terça (13) possuía quatro pavimentos e foi construído irregularmente.

SAMU – O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) montou uma estrutura emergencial na área. O número de ambulâncias presentes no local foi elevado de quatro para seis, e cerca de 15 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos, seguem de prontidão na localidade.

As Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) estão de retaguarda e preparadas para o acolhimento das vítimas. Até o momento, três pessoas foram resgatadas com vida e encaminhadas para o Hospital Geral do Estado (HGE): uma mulher de 35 anos com ferimentos na face; uma criança com 11 meses (sexo feminino) com traumatismo craniano; e um homem de 29 anos ferimentos na face e escoriações.

Outras quatro vítimas tiveram o óbito constatado pelo SAMU ainda no local do desabamento: duas crianças, um homem e uma mulher. Ainda não há confirmação se existem outras pessoas soterradas. As equipes permanecem no local.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *