20 de abril de 2024
  • :
  • :

Programa federal levará internet gratuita a 40 localidades de Alagoinhas

Programa federal levará internet gratuita a 40 localidades de Alagoinhas

O prefeito de Alagoinhas, Joaquim Neto, assinou na segunda-feira (12), em Brasília, um termo com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que vai democratizar o acesso à internet gratuita em diferentes pontos de Alagoinhas.

O documento faz parte do Programa Internet para Todos, uma ampliação do GESAC (Programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão), que tem como objetivo proporcionar conexão de qualidade às escolas, hospitais, postos de saúde, postos de fronteira, aldeias indígenas e áreas remotas que não têm outro meio de serem inseridas no mundo das tecnologias da informação e comunicação.

Para participar do programa, o prefeito Joaquim Neto precisou firmar um termo de adesão com o MCTIC, garantindo a infraestrutura básica para instalação dos equipamentos de conexão.

“Está assinado mais um convênio para Alagoinhas. Dessa vez, é o programa Internet para Todos, que vai resolver os problemas principalmente para quem mora longe da cidade. Foi um compromisso meu de campanha colocar internet gratuita nas escolas, nas praças dos povoados e nos postos de saúde. A conexão vai ter o diâmetro de 1,5km a partir da antena. Vai ficar muito bom e nós vamos colocar inicialmente, até esse ano ainda, em 30 comunidades”, garantiu o gestor.

A banda larga do programa virá do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), que recebeu R$ 3 bilhões em investimentos do governo federal. Em órbita desde maio de 2017, o satélite possui uma banda Ka, que será usada para ampliar o acesso à internet por meio de convênios com as prefeituras e os ministérios da Saúde e da Educação.

Confira as localidades indicadas pelo município:

BURI
CALU
CAMBOATA DE FORA
CANGULA
CONCEICAO DE BAIXO
CONCEIÇÃO DE CIMA
ENCANTADO
FAZENDA
GAMELEIRA
KM 18
KM 19
LIMOEIRO
MACAQUINHO
MANGUEIRAS
MILAGRES
OUTEIRO
PAPAGAIO
PEDRA DE BAIXO
PONTO DO BEIJU
QUINZAMBU
RIACHO DO MEL
RIO BRANCO
SAUIPE
SUCUPIRA I
SUCUPIRA II
TOMBADOR
TUCUM
BOA UNIÃO
FAZENDA CALU
ESTEVÃO
RIACHO DA GUIA
FAZENDA ESPUMA
NARANDIBA
FAZENDA PORTÕES
FAZENDA
JENIPAPO
FAZENDA
ENCANTADO
FAZENDA
CATUZINHO




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *