26 de abril de 2024
  • :
  • :

Acordo para levar campus da UFBA a Camaçari será firmado na próxima terça

Acordo para levar campus da UFBA a Camaçari será firmado na próxima terça

Para tratar dos últimos detalhes do ato de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica e Científica entre a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Prefeitura de Camaçari, o assessor especial de Relações Interinstitucionais, José Gama Neves, recebeu na tarde desta sexta-feira (23) a diretora pro tempore do campus de Camaçari, Valterlinda Oliveira, que aproveitou a ocasião para confirmar a presença do ministro da Educação, Mendonça Filho, e do reitor, João Carlos Salles, na cerimônia, marcada para as 11h30, na Cidade do Saber.

O documento prevê a cessão e adequação de espaço na Cidade do Saber para o funcionamento temporário da universidade até que a sede própria passe pelas reformas necessárias. O local definitivo será no antigo Centro de Pesquisa de Desenvolvimento do Estado da Bahia (Ceped), situado na BA-512, um dos acessos ao município.

As atividades da UFBA começam com a oferta inicial de 100 vagas do curso de Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Ciência, Tecnologia e Inovação, uma vez que o projeto político-pedagógico da universidade seguirá o modelo de formação por ciclos, sendo o BI o primeiro passo, com duração de três anos. No segundo, os alunos poderão escolher entre cinco cursos da área de engenharia, que podem ser de energia, materiais, controle e automação, automotiva e computação.

De acordo com a diretora pro tempore, Valterlinda Oliveira, no momento a instituição se dedica à construção de um calendário acadêmico especial para o campus de Camaçari, “mas a expectativa é de que as aulas iniciem ainda este semestre”.

O prefeito Elinaldo Araújo já comemora este importante passo a partir desta sexta, pois foi publicado no Diário Oficial da União de nº 57, a autorização pelo Ministério da Educação (MEC) do funcionamento da UFBA em Camaçari, inicialmente na Cidade do Saber. “Agora é fato consumado. Esse ano vamos ter a UFBA em Camaçari. Isso é resultado de muito esforço do nosso governo, que não descansou enquanto não tornou este sonho uma realidade”, diz entusiasmado.

Além da confirmação da instalação do campus da UFBA no município, outras instituições de ensino superior já estão em funcionamento com a oferta de cursos a distância. Faculdades como a Unicesumar, Unifacs e Unopar são exemplo, e já contam com polo de ensino na cidade, ampliando ainda mais as oportunidades de cursar uma graduação.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *