A Câmara Municipal de Salvador concedeu a Medalha Thomé de Souza ao empresário Gercino Coelho, em sessão especial no Plenário Cosme de Farias, na noite desta sexta-feira (23). De acordo com o autor da iniciativa, vereador Alexandre Aleluia (DEM), o homenageado é um empreendedor nato. “Pessoas como ele, com uma trajetória de muito sacrifício e trabalho, beneficiam a sociedade gerando emprego e renda”, afirmou.
O presidente da Casa, vereador Leo Prates (DEM), conduziu a solenidade. Para ele, a entrega do título honorífico a Gercino Coelho é um reconhecimento oficial da cidade de Salvador a um empresário ético e honrado. “Portanto, trata-se de uma justa homenagem do Legislativo local a um cidadão que merece essa deferência”, assinalou.
Presente ao evento, o prefeito da capital baiana, ACM Neto (DEM), ressaltou trajetória empresarial bem-sucedida de Gercino. “Ele tem uma visão diferenciada na condição de empresário. Com certeza, é um empreendedor que acredita e investe na nossa cidade”, destacou.
Em discurso, Gercino Coelho afirmou que “a grandeza não consiste em receber honrarias, mas em merecê-las”. Ele agradeceu a iniciativa de Alexandre Aleluia, “esse jovem político que me concede esta honraria que tanto me dignifica e orgulha: a Medalha Tomé de Souza, uma distinção concedida por essa Casa aos cidadãos que têm relevantes e reconhecidos serviços prestados a esta cidade”.
O homenageado também recordou as origens da família, em Petrolina, na divisa da Bahia com Pernambuco, e homenageou o avô, o deputado estadual Gercino Coelho, de quem herdou o nome. “O meu avô Gercino deixou seu nome na memória de muitas pessoas pelo muito que realizou na sua fulgurante trajetória política”, assinalou.
Chamando o ex-governador Nilo Coelho de “ídolo”, Gercino ressaltou as realizações do pai quando esteve à frente do Executivo estadual, de maio de 1989 a março de 1991. “Famoso como o governador estradeiro, Nilo Coelho também deixou sua marca em sua querida Guanambi, onde foi eleito prefeito por três mandatos”, frisou.
Além de Gercino Coelho e Alexandre Aleluia, a mesa do evento foi composta também pelo deputado federal José Carlos Aleluia (DEM), o ex-governador Nilo Coelho, o deputado estadual Luiz Augusto (PP), o vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis, e o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Sílvio Pinheiro.
Perfil – Filho do ex-governador Nilo Coelho, Gercino Coelho preferiu seguir a carreira empresarial. Nascido em Salvador, ele é presidente do Grupo GNC, que representa diversas marcas fabricantes de veículos e atua na Bahia, Minas Gerais, Ceará e Pará. O Grupo GNC é responsável pela geração de mais de 2.200 empregos diretos. Gercino também é uma das lideranças da Associação Brasileira de Concessionárias (Abrac).