19 de abril de 2024
  • :
  • :

Moema entrega cozinha comunitária requalificada em Itinga

Moema entrega cozinha comunitária requalificada em Itinga

“Há tanto tempo que estamos esperando esse momento. Vimos a destruição do local durante quatro anos e isso doía muito. Graças a Deus que a prefeita voltou. Vai ser maravilhoso ter esse serviço na nossa comunidade”, comemorou a dona de casa Angelina Monteiro durante a inauguração da Cozinha Comunitária de Itinga, em Lauro de Freitas, nesta terça-feira (27). O equipamento foi construído na segunda gestão da prefeita Moema Gramacho e entregue equipado ao seu sucessor, em 2012. Abandonado, nunca funcionou.

Diante de lideranças locais, moradores, secretários e parlamentares, a prefeita Moema Gramacho fez uma retrospectiva de todo o processo que envolveu a construção do equipamento. “Cada vez que eu passava em frente à cozinha e via a situação de abandono eu me entristecia. Estou muito feliz em entregar esse equipamento que é tão importante para oferecer à população uma alimentação de qualidade e com um custo simbólico. Era pra estar funcionando desde 2013, mas agora chegou e ela é do povo”.

A inauguração foi aberta pela Fanfarra Juvenil Lagoa dos Patos e pela Banda de Música da Base Aérea. Debaixo dos toldos armados em frente ao equipamento, mães com filhos pequenos, trabalhadores, idosos e jovens acompanhavam a inauguração e aguardavam para participar do primeiro almoço. “Nem estava acreditando mais que isso fosse funcionar. Acompanhei tudo, do dia que a prefeita entregou prontinha, e depois o sumiço dos aparelhos, das portas, tudo sucateado, acabado. Ver agora recuperado é muito bom”, relatou a aposentada Dinalva Santos.

Titular da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania-SEMDEASC, Huldaci Santana ressaltou a luta para recuperar e equipar o imóvel, e o que pode significar na melhoria da qualidade de vida da comunidade. “Este é um equipamento de segurança alimentar e nutricional construído pela prefeita Moema que vai promover inclusão e saúde, e se destina principalmente a pessoas em situação de vulnerabilidade”. A SEMDESC é responsável pela gestão da cozinha através do Desam-Departamento de Segurança Alimentar.

Além da Cozinha Comunitária da Itinga, funcionam em Lauro de Freitas outros equipamentos, como o Restaurante Popular e o Banco de Alimentos de Portão, que fazem parte do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional, programa criado pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva e que teve sequência na administração da presidenta Dilma Rousseff, como lembrou o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Carlos Martins.

“A Cozinha Comunitária é um equipamento que assegura a dignidade das pessoas e mostra o compromisso da administração municipal com quem mais precisa. Esse era o projeto de Lula quando criou esse equipamento. Com políticas como essa ele tirou o país do mapa da fome e mais de 40 milhões de brasileiros da extrema pobreza”, destacou.

A deputada estadual Mirela Macedo e a presidente da Câmara Municipal, Naide Brito, também destacaram o compromisso da gestão com a implantação de serviços que priorizam a população de baixa renda e em situação de risco. A Cozinha Comunitária fica localizada ao lado de um dos primeiros conjuntos habitacionais construídos e entregues na primeira gestão da prefeita Moema Gramacho – o Leila Diniz – com 313 unidades.

A cozinha de Itinga vai funcionar de segunda a sexta-feira. Com um cardápio variado, serão servidas 200 refeições acompanhadas de suco e sobremesa a R$2,00 no almoço, das 12h às 13h, e 200 sopas a R$1,00, das 16h às 18h. Além das refeições a cozinha vai realizar ações de educação alimentar e nutricional, de inclusão produtiva e de geração de renda.

Fotos: Ascom/PMLF




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *