25 de abril de 2024
  • :
  • :

Mendonça Filho inaugura IF Baiano e curso de Medicina em Alagoinhas

Mendonça Filho inaugura IF Baiano e curso de Medicina em Alagoinhas

O ministro da Educação, José Mendonça Filho, esteve nesta terça-feira (27) em Alagoinhas para a inauguração do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) e da Faculdade Estácio de Medicina.

A solenidade, que começou às 15h no IF Baiano campus Alagoinhas, marca o processo de desenvolvimento e investimento, com apoio de autoridades públicas, ao setor. “É um dia muito feliz para Alagoinhas. No dia 27 de março, a história de Alagoinhas muda para melhor. Estamos fazendo a nossa parte. Aqui no Instituto, a Prefeitura realizou a macrodrenagem do canal próximo ao refeitório e a pavimentação da entrada, no acesso à pista da rodoviária. Queremos o melhor para os nossos estudantes, que serão os futuros profissionais da nossa cidade. Em 4 dias, trouxemos 2 ministros para o município”, pontuou o prefeito Joaquim Neto, que aproveitou a oportunidade para agradecer à presença do ministro, do deputado Paulo Azi e das autoridades de cidades vizinhas, que compareceram para prestigiar o evento.

Às 16h, foi a vez dos gestores e representantes se reunirem na Faculdade Estácio de Medicina, que abriu as portas para uma visitação e ofereceu uma aula inaugural aos alunos aprovados.

O ministro da Educação, Mendonça Filho, destacou o apoio do presidente do Fundo Nacional de Educação, Silvio Pinheiro, às iniciativas, e enfatizou que as inaugurações são uma conquista para a região. “É um momento absolutamente importante, primeiro pelo aspecto social: médicos cuidam de gente e cuidar de gente exige um treinamento qualificado. Depois, pelo aspecto econômico, já que é um enorme investimento com repercussão em diversos setores, inclusive para o comércio de Alagoinhas. Também queria dizer que hoje é um dia gratificante para mim, como homem público. Acredito que, se não houver educação básica de qualidade, a gente compromete toda a vida educacional de uma criança, e é em busca desse ensino que continuamos lutando. A Educação é o único caminho da transformação social. Essa consciência eu vi hoje aqui em Alagoinhas”, explicou.

Para o deputado Paulo Azi (DEM), que tem incentivado Joaquim Neto na realização de novas ações, o dia foi “um marco na história da cidade”. “O momento de hoje será celebrado pelas gerações futuras. Quando entregamos oficialmente inaugurações como essas, o que temos é a consolidação de Alagoinhas como polo em Educação no litoral norte da Bahia”, afirmou.

O presidente do Grupo Estácio, Pedro Thompson, declarou que o objetivo primeiro da instituição na cidade não é o lucro, mas o impacto social. “O lucro não é finalidade, é consequência. Hoje é um dia muito especial na minha vida, na história da Estácio e espero que também na história de Alagoinhas”, comentou.

A Faculdade do grupo em Alagoinhas será a unidade que vai oferecer o maior número de vagas entre as Faculdades Estácio de Medicina do estado, com 65 matrículas para a graduação – 7 delas direcionadas a estudantes alagoinhenses bolsistas que se encaixem nos critérios de seleção do PROUNI.

Para Thialla Dias Santos, de 20 anos, que foi uma das bolsistas alagoinhenses aprovadas pela nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), a cerimônia demarca mais um passo para a concretização do sonho de Medicina. “As expectativas agora são muito grandes. Tentei durante três anos o vestibular. É um sonho realizado e pretendo usufruir com muita dedicação da oportunidade que a Estácio está nos oferecendo”, garantiu a estudante.

O evento foi encerrado no final da tarde, com a palestra de Silvio Pessanha Neto, membro titular da Academia Brasileira de Neurologia, e a solenidade contou com a presença de autoridades locais, representantes da comunidade e gestores.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *