20 de abril de 2024
  • :
  • :

Câmara de Salvador relança obras raras de Manuel Quirino

Câmara de Salvador relança obras raras de Manuel Quirino

Após um século sem uma nova edição, os livros As Artes na Bahia e Artistas Bahianos, de Manuel Querino, foram relançados na tarde desta segunda-feira (9), pelo Selo Castro Alves, da Câmara Municipal de Salvador. O presidente da Casa, vereador Leo Prates (DEM), conduziu o evento realizado no Salão Nobre da Casa.

“Manuel Querino foi o primeiro vereador negro desta cidade, então eu destaco a relevância do relançamento destas obras também por esse aspecto. O resgate dessa obra ficará na história desta Casa”, pontuou o presidente Leo Prates. “A importância desse livro pode ser avaliada também pelos inúmeros pedidos de exemplares que têm chegado a mim”, reforçou o presidente.

Em As Artes na Bahia, o autor mostra quem construiu os principais monumentos e traça a trajetória do trabalho no estado. Artistas Bahianos é como um dicionário com biografias de diversos trabalhadores e artistas. “São obras que retratam não somente a arte nesse período, mas também destacam a produção manufatureira do século XX. As pessoas desconhecem a relevância dessas obras, que não foram reeditadas como os outros cinco livros de Querino”, afirmou a professora e autora da biografia de Querino, Graça Leal, responsável pelo texto de apresentação de Artistas Bahianos.

Selo Castro Alves – A reimpressão dos livros foi feita por meio do Selo Editorial Castro Alves, que tem o objetivo de editar publicações literárias de autores baianos e contribuir para divulgar questões históricas da política, economia, além da diversidade étnica, religiosa, artística e arquitetônica da cultura soteropolitana. A nova edição de As Artes na Bahia e Artistas Bahianos será disponibilizada para universidades e bibliotecas públicas.

O presidente Leo Prates agradeceu e homenageou todos os envolvidos no relançamento. “Eu destaco a importância do vereador Sílvio Humberto, presidente do Selo, para a retomada desta iniciativa, assim como a do jornalista Pacheco Maia para a reeditoração desta obra. O trabalho que eles vêm desenvolvendo tem permitido que esta Casa faça importantes contribuições para a cultura e história de Salvador”, disse Prates.

As obras de Querino são consideradas raras e têm seu valor reconhecido no mercado e meio intelectual. Vereador por dois mandatos no final do século XIX, o autor foi também professor, jornalista, pintor, militante do movimento liberal, líder abolicionista e um dos fundadores da Liga Operária Bahiana e do Partido Operário.

“A Câmara faz um resgate de uma figura ímpar da nossa história. Querino foi tudo e nos mostra que mesmo você não tendo oportunidade, você pode se tornar um ícone. Imaginem se pudéssemos retirar as agruras que ele sofreu, o que ele poderia ter feito. A CMS dá um presente a Salvador ao reeditar sua obra”, disse o presidente da Comissão de Cultura, vereador Sílvio Humberto (PSB).

Manuel Querino dedicou-se à pesquisa das manifestações populares e da cultura afro-brasileira, tendo escrito inúmeros livros sobre o tema, com ênfase na história da Bahia, em artes e costumes. “Ele foi seguramente o primeiro antropólogo da Bahia. Esta Casa presta grande reverência a esse antigo colega ao nomear o Centro de Cultura com seu nome desde 2008. O relançamento destes livros consolida nosso reconhecimento a Manuel Querino”, afirmou o gestor do Centro de Cultura Manuel Querino, vereador Odiosvaldo Vigas ( PDT).

Também participaram do lançamento o presidente da Fundação Gregório de Matos, Fernando Guerreiro; o presidente da Comissão de Reparação, vereador Moisés Rocha (PT); a líder da Oposição, vereadora Marta Rodrigues; o ouvidor-geral, vereador Luiz Carlos Suíca, e a vereadora Aladilce Souza (PCdoB).

Foto: Valdemiro Lopes/CMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *