28 de março de 2024
  • :
  • :

Lídice propõe que decisão definitiva sobre a FAFEN seja tomada por novo governo

Lídice propõe que decisão definitiva sobre a FAFEN seja tomada por novo governo

A senadora Lídice da Mata, que já se manifestou contra o fechamento e a hibernação das fábricas de fertilizantes nitrogenados na Bahia e Sergipe – FAFENs, defendeu, nesta terça-feira (10), durante audiência na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária defendeu que a decisão definitiva sobre o futuro das unidades seja tomada pelo próximo presidente, que deve ser eleito em outubro.

Lídice afirmou também que o problema precisa ser levado imediatamente ao atual presidente da República, Michel Temer e não ficar apenas a cargo da Petrobrás. “Nunca houve uma decisão dessa magnitude que não tivesse passado pela Presidência da República. Os governadores da Bahia e de Sergipe têm que tratar deste assunto com o presidente”, exclamou.

Outra proposta da senadora baiana é que seja criado um Grupo de Trabalho amplo para a discussão do assunto entre os governos federal e dos estados, com a presença do Ministério de Minas e Energia.

A FAFEN é responsável pela produção de 474 mil toneladas/ano de ureia, 474 mil toneladas/ano de amônia e 60 mil toneladas/ano de gás carbônico, tendo os dois primeiros importância fundamental no desenvolvimento da agricultura e da pecuária no Brasil. Somente na Bahia a empresa mantém 700 postos de trabalho.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *