Operadores e agentes de viagens participaram, nesta segunda-feira (16), de um encontro no Pestana Convento do Carmo, no Centro. O evento é parte da programação de um famtour (tipo de promoção turística) promovido pelo grupo Pestana, com apoio da Salvador Destination e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult). A iniciativa serve para mostrar Salvador aos profissionais de turismo, a fim de que se familiarizem com o local e com os produtos e serviços que são oferecidos ao cliente.
Na ocasião, o titular da Secult, Cláudio Tinoco, apresentou os avanços e investimentos realizados pela Prefeitura nos últimos anos para o fomento do turismo na cidade. Ele abordou sobre a execução do extenso projeto de requalificação da Orla da capital, iniciado em 2013, além de restauros e criações de equipamentos culturais, como a Casa do Rio Vermelho – Jorge Amado e Zélia Gattai (Rio Vermelho), Casa do Carnaval (Centro Histórico), e espaços Pierre Verger da Fotografia e Carybé de Artes, situados nos fortes de Santa Maria e de São Diogo (ambos na Barra), respectivamente.
Tinoco também falou sobre a implantação do novo Centro de Convenções de Salvador, requalificação do Centro Antigo e parcerias com instituições do trade turístico para desenvolvimento de projetos que vão potencializar o destino Salvador pelo país afora. “Trazer grandes operadores e agentes de viagem para cá é uma oportunidade para que possamos apresentar, sobretudo, uma cidade que está renovada, numa fase de investimentos e de requalificação para o turismo, com novos equipamentos, novas estratégias. Nosso objetivo é fazer com que eles se capacitem para poder vender mais e melhor a capital baiana”, destacou o secretário.
Os profissionais de turismo participantes da famtour são todos radicados no Rio de Janeiro, mas possuem expertise no mercado internacional. Durante três dias, eles vão ter a oportunidade de conhecer diretamente os principais pontos de visitação da cidade.
“Esse é um trabalho técnico e profissional que Salvador vem fazendo, não é de agora. Ano passado capacitamos 2,5 mil operadores e agentes do turismo fora da cidade, mas nada melhor que trazê-los para cá. Sei que eles serão multiplicadores daquilo que estão encontrando aqui e nada melhor do que ouvi-los para sentir a impressão que eles estão tendo”, acrescentou Tinoco.
Surpresas – Operadora de turismo pela Blumar, a carioca Malu Ráfare voltou a Salvador após cinco anos e conta que ficou impressionada com os novos equipamentos culturais e as mudanças realizadas. “A energia da cidade está renovada. Antes estava suja e abandonada. O próprio Pelourinho está mais limpo e mais bonito de se ver. Fiquei muito emocionada de conhecer a Casa de Jorge Amado e Zélia Gattai. São escritores que admiro muito e pude sentir um pouco do que eles viveram. Também conheci a Casa do Carnaval, um ponto muito interessante para os turistas e para a própria população de Salvador voltar a ter orgulho da cidade”, disse.
Um dia após conhecer restaurantes e diversos espaços, o argentino Emiliano Parrili, que atua pela Viacapi, também gostou do que viu. “Fiquei muito surpreendido com a oferta gastronômica. Aqui se utiliza uma matéria prima particular diferente, que eu não conhecia no Rio, nem na Argentina e nem em países que trabalho”, revelou.
Foto: Max Haack/Secom-PMS