Apesar de terem se tornado uma “febre” na atualidade, os computadores, tablets e celulares não devem substituir os livros em papel, principalmente nos primeiros anos da educação infantil. O alerta é da psicopedagoga, artista plástica e diretora da Escola AMA, Maria Lúcia Argolo.
No Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado nesta quarta-feira (18), a escola promove um rodízio de histórias para reforçar a importância da leitura e destacar os cuidados necessários com o uso dos equipamentos eletrônicos na infância.
“O livro é a figura mais importante do trabalho educativo. Você manuseia, olha, volta a página. Isso precisa ser valorizado antes de você entrar no mundo da tecnologia. Ele remete à reflexão e estimula a criatividade das crianças”, explica a educadora. A leitura diária de publicações da literatura infantil faz parte do projeto pedagógico da AMA. “No final do turno, sempre encerramos com a contagem de histórias”, diz Maria Lúcia.
Atenta aos cuidados com o uso de eletrônicos na primeira infância, a diretora ressalta que a instituição entende como desnecessária a entrada de equipamentos eletrônicos trazidos pelos alunos. “Não aceitamos que tragam para escola. Sabemos que fora daqui a oferta é grande, por isso, aqui dentro, usamos apenas os eletrônicos da própria escola”, explica.
Argolo destaca que a tecnologia é uma ferramenta importante, mas deve ser utilizada com um propósito pedagógico. “É preciso apresentar um planejamento explicando pedagógico o porquê e para quê usar os tablets e aparelhos de tevê. É preciso entender o objetivo da atividade com eletrônicos”, finaliza a psicopedagoga.
Para conhecer mais sobre o projeto pedagógico da AMA, visite o site, a fanpage: www.escola-ama.com.br e facebook.com/escolaama ou se dirija até a unidade localizada na Av. Tamburugy, 358 – Patamares. Informações também podem ser obtidas por meio do telefone: 3367-0909.
AMA – Criada há 22 anos, a Escola AMA possui uma proposta pedagógica sociointeracionista. A AMA tem como objetivo uma educação que envolva, além de um ensino de excelência, projetos e atividades em que os alunos possam desenvolver o senso crítico, a criatividade, a cidadania, o respeito a si e aos outros.
Além de desenvolver habilidades sociais, com sua autoestima elevada e segurança em si mesmo. A escola oferece turmas do berçário até o 1º ano do Ensino Fundamental 1, em meio período e horário integral. Um de seus diferenciais é a quantidade de alunos por turma: no máximo, 16 crianças.
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