20 de abril de 2024
  • :
  • :

“Eletrônicos não devem substituir livros na educação infantil”, diz psicopedagoga

“Eletrônicos não devem substituir livros na educação infantil”, diz psicopedagoga

Apesar de terem se tornado uma “febre” na atualidade, os computadores, tablets e celulares não devem substituir os livros em papel, principalmente nos primeiros anos da educação infantil. O alerta é da psicopedagoga, artista plástica e diretora da Escola AMA, Maria Lúcia Argolo.

No Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado nesta quarta-feira (18), a escola promove um rodízio de histórias para reforçar a importância da leitura e destacar os cuidados necessários com o uso dos equipamentos eletrônicos na infância.

“O livro é a figura mais importante do trabalho educativo. Você manuseia, olha, volta a página. Isso precisa ser valorizado antes de você entrar no mundo da tecnologia. Ele remete à reflexão e estimula a criatividade das crianças”, explica a educadora. A leitura diária de publicações da literatura infantil faz parte do projeto pedagógico da AMA. “No final do turno, sempre encerramos com a contagem de histórias”, diz Maria Lúcia.

Atenta aos cuidados com o uso de eletrônicos na primeira infância, a diretora ressalta que a instituição entende como desnecessária a entrada de equipamentos eletrônicos trazidos pelos alunos. “Não aceitamos que tragam para escola. Sabemos que fora daqui a oferta é grande, por isso, aqui dentro, usamos apenas os eletrônicos da própria escola”, explica.

Argolo destaca que a tecnologia é uma ferramenta importante, mas deve ser utilizada com um propósito pedagógico. “É preciso apresentar um planejamento explicando pedagógico o porquê e para quê usar os tablets e aparelhos de tevê. É preciso entender o objetivo da atividade com eletrônicos”, finaliza a psicopedagoga.

Para conhecer mais sobre o projeto pedagógico da AMA, visite o site, a fanpage: www.escola-ama.com.br e facebook.com/escolaama ou se dirija até a unidade localizada na Av. Tamburugy, 358 – Patamares. Informações também podem ser obtidas por meio do telefone: 3367-0909.

AMA – Criada há 22 anos, a Escola AMA possui uma proposta pedagógica sociointeracionista. A AMA tem como objetivo uma educação que envolva, além de um ensino de excelência, projetos e atividades em que os alunos possam desenvolver o senso crítico, a criatividade, a cidadania, o respeito a si e aos outros.

Além de desenvolver habilidades sociais, com sua autoestima elevada e segurança em si mesmo. A escola oferece turmas do berçário até o 1º ano do Ensino Fundamental 1, em meio período e horário integral. Um de seus diferenciais é a quantidade de alunos por turma: no máximo, 16 crianças.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *