A WSL, entidade que organiza o Circuito Mundial de Surfe, anunciou na manhã desta quarta-feira (17) na Austrália, noite de terça no Brasil, que está cancelada a etapa de Margaret River depois que pelo menos dois casos de ataques de tubarão aconteceram na região em que está sendo disputado o campeonato. A decisão foi tomada depois de dois registros em menos de 24h e por conta da pressão dos surfistas, que afirmaram não se sentirem seguros.
“Hoje, a WSL tomou a difícil decisão de cancelar o restante da etapa de Margaret River, como resultado das circunstâncias excepcionais que estão acontecendo nesta temporada envolvendo ataques de tubarão e a segurança dos nossos surfistas. Essa decisão foi tomada após muitas horas de consulta às partes interessadas e especialistas”, informou o comunicado assinado por Sophie Goldschmidt, CEO da WSL.
A terceira etapa do ano estava no round 3, com oito brasileiros ainda na disputa. Segundo a WSL, existe a chance de o evento ser finalizado em outro pico durante a temporada, apesar de também existir a possibilidade da divisão dos prêmios e a pontuação da etapa.
“Nossa estrutura competitiva permite a distribuição de pontos em caso de cancelamento. No entanto, não estamos desistindo de completar a competição masculina e feminina neste ano, e vamos comunicar nossos pensamentos sobre isso quando soubermos mais”, reforçou Goldschmidt.
Etapa masculina termina na 3ª fase:
1ª: Owen Wright (AUS) x Keanu Asing (HAV)
2ª: Kolohe Andino (EUA) x Jessé Mendes (BRA)
3ª: Jordy Smith (AFR) x Michael February (AFR)
4ª: Italo Ferreira (BRA) x Michael Rodrigues (BRA)
5ª: Sebastian Zietz (HAV) x Conner Coffin (EUA)
6ª: Julian Wilson (AUS) x Kael Walsh (AUS)
7ª: Gabriel Medina (BRA) x Jack Robinson (AUS)
8ª: Michel Bourez (TAH) x Connor O´Leary (AUS)
9ª: Adriano de Souza (BRA) x Willian Cardoso (BRA)
10ª: Filipe Toledo (BRA) x Yago Dora (BRA)
11ª: Joel Parkinson (AUS) x Joan Duru (FRA)
12ª: John John Florence (HAV) x Mikey Wright (AUS)
Etapa feminina termina nas quartas de final:
1: Carissa Moore (HAV) x Tatiana Weston-Webb (HAV)
2: Stephanie Gilmore (AUS) x Bronte Macaulay (AUS)
3: Nikki Van Dijk (AUS) x Johanne Defay (FRA)
4: Tyler Wright (AUS) x Lakey Peterson (EUA)