25 de abril de 2024
  • :
  • :

Conta de luz fica 17% mais cara a partir deste domingo

Conta de luz fica 17% mais cara a partir deste domingo

A partir deste domingo (22), a conta de energia vai pesar mais no bolso dos consumidores baianos. Isso porque começa a valer o reajuste de até 17,27% nas tarifas da Coelba. Só para os consumidores residenciais, o aumento será de 17,22% –o novo valor foi aprovado na semana passada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Aqueles que são consumidores conectados à alta tensão (indústria) também vão pagar mais – nesses casos, o reajuste será de 16,17%. A Coelba pertence ao grupo Neoenergia e atende a 5,9 milhões de unidades consumidoras em 415 dos 417 municípios da Bahia.

De acordo com a Coelba, este ano a empresa passou pela quarta Revisão Tarifária, processo realizado periodicamente pela Aneel em todas as distribuidoras de energia elétrica do país. No caso da Bahia, a Revisão Tarifária ocorre a cada cinco anos, conforme contrato de concessão que foi estabelecido entre a empresa e a União.

Só que o valor da tarifa pode ser alterado para mais ou para menos, dependendo das mudanças ocorridas nos custos e no mercado das empresas, e do estímulo à eficiência e ao equilíbrio tarifário, entre outros aspectos, como, por exemplo, o volume de investimentos realizados pela concessionária.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *