19 de abril de 2024
  • :
  • :

Europa eleva idade mínima de usuários de WhatsApp para 16 anos

Europa eleva idade mínima de usuários de WhatsApp para 16 anos

O WhatsApp, serviço de mensagens de propriedade do Facebook, está elevando a idade mínima de seus usuários de 13 anos para 16 anos na Europa, para se ajustar às novas regras de privacidade de dados que entram em vigor a partir de maio.

O applicativo vai pedir a seus usuários europeus para confirmarem se eles têm ao menos 16 anos de idade quando tiverem de aceitar os novos termos do serviço, além da política de privacidade definida por uma nova empresa WhatsApp Ireland, dentro de algumas semanas.

Não está claro nem como nem se o limite de idade será verificado, considerando a quantidade de dados limitada requerida e armazenada pelo serviço.

Regulação – Criado em 2009, o aplicativo de mensagens está sofrendo pressão de governos europeus nos últimos anos por utilizar um sistema de mensagens criptografadas de ponta a ponta e por seu plano de compartilhar mais dados com sua empresa mãe, o Facebook.

O próprio Facebook está sob escrutínio de autoridades e legisladores em todo o mundo desde a divulgação, no último mês, de que dados pessoais de milhões de usuários acabaram, de forma irregular, nas mãos da consultoria política Cambridge Analytica, ampliando a preocupação sobre como a companhia lida com os dados de seus usuários.

No restante do mundo, a idade mínima para usar o WhatsApp, assim como o Facebook, permanecerá em 13 anos.

A nova lei da União Europeia é a maior revisão em regulação de privacidade on-line já feita desde o surgimento da Internet, garantindo aos europeus o direito de saber que dado está armazenado sobre eles, podendo solicitar que essas informações sejam deletadas.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *