A definição de estratégias para a promoção do primeiro roteiro turístico temático da Bahia foi um dos itens discutidos durante o 2º Encontro da Estrada do Chocolate, realizado nesta sexta-feira (27), no Centro de Convenções de Ilhéus, no sul da Bahia. Promovido pela Associação de Turismo de Ilhéus (Atil) e Costa do Cacau Convention Bureau, a reunião teve a participação do secretário do Turismo da Bahia, José Alves.
Também foram analisadas as ações de preparação das fazendas para a recepção aos turistas, segurança e formas de comercialização do roteiro, entre outros itens. “Tivemos ampla e positiva discussão sobre vários aspectos do projeto visando à primeira fase de teste e comercialização”, afirmou o presidente do Convention Bureau, Marco Lessa.
“Situada numa das mais importantes zonas turísticas do Estado, a primeira estrada temática da Bahia oferece a oportunidade de o visitante conhecer o processo que consolidou a fabricação do chocolate de origem, produto hoje é reconhecido internacionalmente por sua qualidade”, destacou o secretário José Alves. “A Estrada do Chocolate contribui para a geração de empregos e para fortalecer o desenvolvimento regional”.
A possibilidade de colocar a estrada em operação no sistema soft-opening durante o Festival do Chocolate, que acontece entre 18 e 22 de julho, também foi debatida. Seria a primeira operação com o trade turístico, envolvendo a recepção a visitantes e imprensa. A rota temática está em implantação na estrada que liga os municípios de Ilhéus e Uruçuca. É ambientada com pórticos e com serviço de atendimento ao turista.
Participaram da reunião o comandante do Batalhão de Polícia Turística (Beptur), tenente-coronel Joseilton Santos; representantes da Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); representantes das prefeituras de Ilhéus e Uruçuca e do Ministério da Integração Nacional, além de empresários e representantes do trade turístico.
Foto: Ascom/Setur