28 de abril de 2024
  • :
  • :

PGR denuncia Lula, Palocci, Gleisi e Paulo Bernardo ao STF por corrupção e lavagem

PGR denuncia Lula, Palocci, Gleisi e Paulo Bernardo ao STF por corrupção e lavagem

A procuradora-geral da República Raquel Dodge acaba de denunciar ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (30), o ex-presidente Lula (PT), o ex-ministro Antonio Palocci (PT) e a senadora Gleisi Hoffmann (PT), além de seu marido e ex-ministro Paulo Bernardo (PT), pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

O site O Antagonista informa que também foi denunciado Leones Dall Adnol, chefe de gabinete da petista.

A denúncia foi feita a partir de delação da Odebrecht sobre a alocação para o PT de US$ 40 milhões, em troca de decisões de interesse do grupo, como o aumento da linha de crédito à exportação para Angola.

A medida foi viabilizada pela assinatura, em junho de 2010, do Protocolo de Entendimento entre Brasil e Angola. Posteriormente, o termo foi referendado pelo Conselho de Ministros da Câmara de Comércio Exterior (Camex), órgão que tinha Paulo Bernardo entre os integrantes.

Na condição de exportadora de serviços, a Odebrecht recebeu do governo angolano parte dos valores conseguidos com financiamentos liberados pelo banco estatal brasileiro. O país africano teve o limite de crédito ampliado para R$ 1 bilhão, graças à interferência dos envolvidos.

Delações, como a de Emílio Odebrecht, foram corroboradas com planilhas, e-mails e quebras de sigilo telefônico dos investigados.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *