18 de abril de 2024
  • :
  • :

ALBA: Frente Parlamentar da Saúde promove ação de conscientização sobre o lúpus

ALBA: Frente Parlamentar da Saúde promove ação de conscientização sobre o lúpus

A comunidade baiana e funcionários que percorrerem o Saguão Principal da Assembleia Legislativa da Bahia, (ALBA), durante toda a manhã da próxima segunda-feira (07), serão contempladas com informações vinculadas ao lúpus, doença crônica autoimune, caracterizada por inflamações na pele, articulações, olhos, rins, cérebro, coração e pulmões.

A ação tem a finalidade de conscientizar e difundir conhecimento para a população sobre a enfermidade. A mobilização intitulada “Ação de Conscientização Sobre o Lúpus”, será promovida pelo deputado estadual, José de Arimateia (PRB-BA), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde e Institutos de Pesquisas, que teve a iniciativa para exaltar o “Maio Roxo”, campanha de alerta sobre diagnóstico precoce e prevenção do mal. A patologia já registra mais de três mil portadores na Bahia e 1500 somente em Salvador.

Pelo quarto ano consecutivo, o parlamentar realiza mobilizações em alusão a data 10 de maio, “Dia Mundial de Conscientização sobre o Lúpus”. As iniciativas surgem como forma de despertar também as autoridades acerca dos agravos dessa doença na expectativa de gerar mudanças diretas e necessárias no cotidiano desses pacientes.

“Não podemos ficar dispersos. O lúpus provoca muito sofrimento na vida das pessoas, principalmente na pele, articulações e rins. Cabe mais sensibilidade e envolvimento de autoridades e profissionais da área de saúde sobre o assunto. Precisamos de discussões mais intensas com o objetivo de estimular uma mudança na vida desta parcela da população, como também informar os indivíduos sobre a questão, pois muita gente ainda desconhece a doença”, opinou Arimateia, que encara a saúde como uma das grandes prioridades do seu mandato.

Foram convidados para o evento, portadores do lúpus, diversas autoridades, profissionais de saúde, como também a Organização Lúpicos Organizados da Bahia (LOBA).

Foto: Cris Oliveira/Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *