20 de abril de 2024
  • :
  • :

Trade turístico apresenta emenda à nova LOM de Salvador

Trade turístico apresenta emenda à nova LOM de Salvador

A vocação turística de Salvador foi destacada tanto pelos vereadores que compõem a Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Câmara Municipal quanto pelos representantes do trade, em reunião ampliada realizada na tarde desta segunda-feira (7), no Salão Nobre da Casa, para discutir a revisão da Lei Orgânica do Município.

Os empresários entregaram ao presidente do colegiado, vereador Ricardo Almeida (PSC), uma proposta de emenda à LOM criando um capítulo específico sobre turismo, entendido como atividade essencial ao desenvolvimento econômico da capital baiana.

Onze vereadores de diferentes comissões participaram da reunião, o que foi interpretado por Ricardo Almeida como uma demonstração da importância do segmento. Segundo ele, a proposta de emenda será votada no colegiado em reunião extraordinária nesta terça-feira (8), às 14h30, para seguir o trâmite normal nas comissões de Constituição e Justiça e de Finanças e Orçamento.

Mínimo de 5% – O trade foi representado pelo presidente do Conselho Baiano de Turismo, Roberto Duran, pelo conselheiro da Associação Brasileira de Bares & Restaurantes (Abrasel/Bahia), Daniel Alves, e pelo advogado da Salvador Destination, Luís Felipe Brandão.

Segundo Duran, os indicadores econômicos revelam que o turismo é estratégico para o desenvolvimento municipal: “O setor responde por 25% dos empregos formais e 20% da arrecadação do Município. Nossa contribuição é no sentido de que o turismo seja normatizado na Lei Orgânica para a adoção de políticas públicas”.

A proposta de emenda sugere que o Município promova e incentive o turismo como fator de desenvolvimento econômico e social, bem como de divulgação, valorização e preservação do seu patrimônio cultural e natural, assegurando o respeito ao meio ambiente, às paisagens notáveis e à cultura local.

“O Município considera o turismo atividade essencial e definirá política com o objetivo de proporcionar condições necessárias ao seu pleno desenvolvimento”, diz o texto, que propõe a instituição do Plano Diretor Integrado de Turismo, o incremento do turismo social e de negócios e a definição da Política Municipal do Turismo.

Entre os 16 tópicos sugeridos na emenda, destaque para a criação da infraestrutura básica necessária à prática do turismo; levantamento das demandas turísticas; intercâmbio permanente com outros municípios do Estado, outras regiões do País e do exterior; definir diretrizes políticas e estratégias de ação com os municípios da RMS e órgãos públicos e privados; incentivar a formação de pessoal especializado; consignar no orçamento recursos necessários à efetiva execução da política de desenvolvimento do turismo, destinando anualmente o percentual de no mínimo 5 % de sua receita ao segmento; e celebrar convênios e contratos que dinamizem o setor.

Participaram da reunião e saudaram os representantes do trade o presidente da Câmara, Leo Prates (DEM), o vice-presidente Kiki Bispo que representou a Comissão de Finanças e Orçamento, Marcelle Moraes (PV), Duda Sanches (DEM), Luiz Carlos (PRB), Marta Rodrigues (PT) – presidente da bancada da oposição, Sabá (PV), Paulo Câmara (PSDB), Carlos Muniz e Toinho Carolino, ambos do Podemos.

Foto: Antonio Queirós/CMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *