16 de abril de 2024
  • :
  • :

ACM Neto autoriza construção da USF Vila Canária

ACM Neto autoriza construção da USF Vila Canária

Os moradores d e Vila Canária, bairro localizado na região da Estrada Velha do Aeroporto, comemoraram o início da construção da Unidade de Saúde da Família (USF) pela Prefeitura de Salvador. A ordem de serviço para as obras foi assinada na manhã desta terça-feira (8) pelo prefeito ACM Neto (DEM), acompanhado do vice Bruno Reis, do novo titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Luiz Galvão, demais gestores municipais, autoridades, lideranças comunitárias e população.

Com previsão de conclusão das obras em oito meses e investimento de R$1,1 milhão, a estrutura será erguida em uma área de 500 m² na Rua Coronel Nilton Sá, s/n. Quando estiver em pleno funcionamento, cerca de 14 mil pessoas do bairro e adjacências serão atendidas pela unidade, dentro da estratégia de Saúde da Família.

O trabalho será realizado por quatro equipes de Saúde da Família e de Saúde Bucal, tanto para atendimento médico quanto para a realização de diversos programas, como os de combate à hipertensão e diabetes, além do corpo ténico-administrativo. A USF Vila Canária vai ofertar, também, vacinação, coleta para exames laboratoriais, marcação de exames e dispensação de medicamentos, dentre outros serviços.

A construção da unidade vai possibilitar a ampliação da cobertura de atenção básica dos moradores da região do Distrito Sanitário Pau da Lima, onde está localizada a futura estrutura e considerada uma das mais carentes da cidade. “Em 2013, esse distrito tinha cobertura de apenas 8% da população. Era o retrato da situação de toda a capital baiana, que tinha apenas 15% da população atendida com serviços básicos de saúde e possuía o pior índice deste tipo de atendimento dentre as capitais do país. Cinco anos se passaram e o Distrito Sanitário de Pau da Lima vai encerrar o ano com mais de 60% da cobertura de atenção básica. Além deste posto de saúde, estamos construindo as USFs de São Marcos, Novo Marotinho e Vila Nova de Pituaçu. Ao todo, são R$14 milhões de reais investidos nesta localidade”, destacou o prefeito.

Iniciando as atividades na pasta, o secretário Luiz Galvão afirmou que já começa o trabalho na rua. “Será criado um cronograma de visitas aos distritos sanitários para acompanhar de perto a situação da saúde em Salvador. Já houve avanços importantes, como a reforma de 100% de toda a rede de saúde municipal, e haverá continuidade nos investimentos em áreas mais carentes, a exemplo desta região de Pau da Lima”, salientou o titular da SMS.

Balanço – De janeiro até o momento, a administração municipal já entregou três USF’s, sendo elas a da Capelinha de São Caetano, do Recanto da Lagoa II e de Colinas de Periperi, e iniciou a construção de outras três unidades de saúde: Arraial do Retiro, Lagoa da Paixão e Vila Nova de Pituaçu. Além disso, foi inaugurado em abril o Hospital Municipal de Salvador (HMS), em Cajazeiras – a primeira estrutura do tipo construída pelo Município na história da capital baiana.

Foto: Valter Pontes/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *