A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) registra redução nos estoques de bolsas de sangue e faz apelo para que a população compareça aos postos de coleta para doar e ajudar a manter a cobertura do serviço de transfusão nos hospitais e unidades de saúde do estado. A baixa nos estoques se dá pela menor incidência de candidatos à doação em períodos chuvosos, situação observada anualmente pela instituição.
O diretor geral da Fundação, Marinho Marques destaca que é extremamente importante a presença dos voluntários regularmente. “O sangue não pode ser fabricado e é insubstituível. Os pacientes que precisam só conseguem graças à generosidade de quem doa. Nessa época do ano temos uma grande preocupação, pois com as chuvas e a incidência dos feriados, a tendência é diminuir os estoques”, explicou o médico.
A Hemoba possui 29 unidades de coleta distribuídas em todo o estado; destas, quatro são unidades móveis (Hemóveis) que percorrem o território baiano com o objetivo de se aproximar do doador e ampliar a cobertura do serviço. Os interessados em doar sangue devem ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional. Além disso, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura.
Durante esta semana, o serviço de atendimento com os Hemóveis acontece na capital e no interior.
Confira o roteiro:
Candeias
Onde: Praça Dr. Gualberto
Quando: 08 a 11 de maio (terça a sexta-feira)
Funcionamento: das 8h às 16h
Salvador
Onde: Paróquia Nossa Senhora de Aparecida (Imbuí)
Quando: 08 a 11 de maio (terça a sexta-feira)
Funcionamento: das 8h às 17h
Feira de Santana
Onde: No estacionamento do Núcleo Regional de Saúde (Antiga DIRES)
Quando: 07, 08 e 11 de maio (segunda, terça e sexta-feira)
Funcionamento: das 8h às 17h
Onde: Na Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC
Quando: 09 a 10 de maio (quarta e quinta-feira)
Funcionamento: das 8h às 17h
Nos dias de atendimento, os Hemóveis precisam interromper as atividades por uma hora para alimentação da equipe – o horário da pausa pode variar de acordo com o fluxo de doadores. O cadastro de doadores será encerrado assim que completar a capacidade máxima de atendimento diário.
Doação – Os endereços e horários de atendimento das unidades fixas de coleta estão disponíveis no site www.hemoba.ba.gov.br. Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.
Candidatos à doação de sangue que tenham sido vacinados recentemente contra a gripe ficam inaptos por 48 horas, a contar da data da vacinação.
Foto: Carol Garcia/GOVBA