25 de abril de 2024
  • :
  • :

Câmara de Salvador irá relançar livro de Cosme de Farias

Câmara de Salvador irá relançar livro de Cosme de Farias

A Câmara Municipal de Salvador realizará uma sessão especial em comemoração aos 143 anos de nascimento do major Cosme de Farias. A programação inclui o relançamento pela Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba) do livro “Lama e Sangue”, de sua autoria.

Iniciativa do presidente da Comissão de Cultura da Câmara, vereador Sílvio Humberto (PSB), a homenagem será na próxima terça-feira (22), às 19h, no plenário da Casa, que leva o nome do homenageado desde 1980.

Nascido em Salvador no dia 2 de abril de 1875, o major Cosme de Farias, como era conhecido, foi rábula (advogado sem diploma), vereador de Salvador por quatro mandatos e em cinco legislaturas foi deputado estadual. Também foi governador da Bahia em dois períodos (1912-1916 e 1920-1924).

Em 1915, fundou a Liga Baiana Contra o Analfabetismo. A instituição, que funcionou até a década de 70, publicava cartilhas e contava com escolas que atendiam a população mais pobre de Salvador e outras cidades do interior da Bahia. Em 1909, ele recebeu da Guarda Nacional a patente de major.

Cosme de Farias também foi jornalista e foi um dos fundadores da Associação Baiana de Imprensa (ABI). Atuou como repórter e colaborador de diversos periódicos.

Lama e Sangue – De acordo com a bibliotecária Silvana Jacobina, supervisora da Biblioteca Vereador Manuel Querino, da Câmara de Salvador, o “livro é um registro sobre os contornos rigorosos do estado de sítio que impactou a Bahia no período de março de 1924 a dezembro de 1926, assim como a reação política da população e dos partidos de oposição após a sua vigência”.

Silvana Jacobina afirma que “a obra denuncia a inconstitucionalidade do decreto sob três perspectivas: repressão e incomunicabilidade dos presos; alegação da inconstitucionalidade pela demissão do juiz do Tribunal de Contas do Estado da Bahia e a supressão da minoria do parlamento através de uma manobra vedada pela Constituição”.

A obra “Lama e Sangue” pode ser consultada na Biblioteca Manuel Querino, localizada no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *