19 de abril de 2024
  • :
  • :

Câmara de Salvador discutirá saúde mental e violência contra mulheres

Câmara de Salvador discutirá saúde mental e violência contra mulheres

“Mulher, Saúde Mental e Violência” é o tema a ser debatido pela Câmara Municipal de Salvador, através de audiência pública nesta quarta-feira (23), às 8h30, no auditório do Edifício Bahia Center, na Rua Rui Barbosa. De iniciativa da vereadora Marta Rodrigues (PT), o objetivo do evento é debater a condição de mulheres em situação de violência, incluindo casos de usuárias da rede de saúde mental.

De acordo com Marta Rodrigues, a audiência pública é fruto de uma demanda apresentada por integrantes da Associação Papo de Mulheres. Com sede no bairro do Canela, a ONG presta atendimento a usuárias dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). “Essas mulheres são tachadas de malucas e chegam a sofrer abusos físicos e sexuais. Outras são isoladas, gerando um sentimento de impotência, angústia e até depressão”, declarou a vereadora.

A vereadora Marta afirma que o “racismo institucional” tem sido grande agressor das mulheres negras usuárias do sistema. “As mulheres negras são vistas como as mulheres mais pobres, mais dependentes, como as mais necessitadas. Dentro das próprias instituições, o racismo é muito presente e isso afasta mulheres, dificulta o atendimento. Então, é forte a questão da classe social”, afirmou.

Violência – A assistente social da Associação Papo de Mulher, Tânia Nogueira, explica que, quando param de trabalhar e deixam de ser mantenedoras, muitas usuárias começam a sofrer uma série de violência dentro de suas próprias casas.

“Muitas começam a ser vistas pelos homens e pelos filhos como perdidas, imprestáveis, dando lugar a uma série de violências cotidianas. É uma realidade muito comum. Precisamos trazer isso à tona para encontrar formas de mudar essa realidade”, explica a assistente social, que é ex-funcionária do Caps.

A usuária da Associação Papo de Mulher, Renilda Oliveira, foi convidada para participar da audiência, juntamente com representantes da Rede de Mulheres em Situação de Violência.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *