29 de abril de 2024
  • :
  • :

Estatuto da Igualdade Racial deve ser votado em junho na Câmara de Salvador

Estatuto da Igualdade Racial deve ser votado em junho na Câmara de Salvador

Em reunião na tarde desta segunda-feira (21), a Comissão de Reparação da Câmara de Salvador definiu como estratégia que a votação do Estatuto Municipal da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa, em plenário, aconteça ainda neste semestre. Para isso, foi definido que dentro de 20 dias o relator da matéria, vereador Sílvio Humberto (PSB), apresentará o parecer a ser encaminhado às demais comissões permanentes da Casa.

O Projeto de Lei nº 549/13, que institui o Estatuto, foi apresentado originalmente pela ex-vereadora Olívia Santana e resgatado pela Comissão de Reparação. Segundo o presidente do colegiado, vereador Moisés Rocha (PT), o texto foi amplamente discutido com a comunidade em audiências públicas para colher contribuições e aperfeiçoar a proposta.

Durante a reunião os vereadores discutiram também o caso de racismo ocorrido em Salvador no último sábado (19), contra um petroleiro aposentado que participava de evento do Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindipetro), no Hotel Fiesta. O sindicalista foi agredido por uma hóspede, que o tratou como “pessoa de raça inferior que não deveria nem estar aqui neste hotel”.

Tudo aconteceu porque o petroleiro saiu em defesa do jornalista Paulo Henrique Amorim, palestrante do evento, tratado pela hóspede como “esquerdista”. O caso foi registrado na 16ª Delegacia, na Pituba, e provocou protesto em frente ao hotel. “É lamentável que este fato tenha ocorrido justamente num evento que prestava homenagem ao líder negro Martin Luther King”, comentou Moisés Rocha.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *