O ministro do STF Alexandre de Moraes concedeu hoje (25) uma liminar que autoriza o uso das forças de segurança pública para desbloquear as rodovias ocupadas pelos caminhoneiros.
A liminar de Moraes atende a um pedido do governo federal, assinado pelo presidente Michel Temer e pela advogada-geral da União, Grace Mendonça.
A pedido do governo, Moraes ainda impôs multa de R$ 100 mil por hora às organizações que mantiverem as interdições de vias. Uma multa de R$ 10 mil também vai ser aplicada por dia para o motorista que esteja obstruindo a pista.
Na decisão, Moraes afirma que houve “abuso no exercício dos direitos de reunião e greve” por conta “da obstrução do tráfego em rodovias e vias públicas”, o que impediu o abastecimento de combustíveis e outros insumos.
Mais uma vez, o @exercitooficial será empregado em uma operação de garantia da lei e da ordem (GLO), a fim de atender às necessidades da população afetada pela “greve dos caminhoneiros”. Como sempre, agiremos com base na CF, em apoio às instituições e pela democracia.
— General Villas Boas (@Gen_VillasBoas) 25 de maio de 2018
É necessário que todos os setores da sociedade brasileira atuem para uma solução rápida dessa crise.
— General Villas Boas (@Gen_VillasBoas) 25 de maio de 2018