Três brasileiros permanecem firmes na briga pelo título em Bali. Ítalo Ferreira (foto acima), Filipe Toledo e Willian Cardoso carimbaram, nesta quinta-feira (31), os seus passaportes para as quartas de final e seguem muito vivos em busca da coroa da 5ª etapa do Circuito Mundial. Gabriel Medina, Adriano de Souza e Jessé Mendes ficaram pelo caminho nas acirradas batalhas da quarta fase.
Beneficiados pela eliminação precoce do líder Julian Wilson, Filipinho e Ítalo miram a ponta do ranking e agora terão pela frente, respectivamente, o sul-africano Jordy Smith e o francês Jeremy Flores pelas vagas na semifinal. O adversário de Willian nas quartas será o australiano Mikey Wright.
Willian Cardoso e Jessé Mendes (o paulista do Guarujá eliminou o bicampeão mundial JJ Florence no round anterior) entraram em ação logo na primeira bateria, vencida por Michel Bourez. O polinésio somou 17,00 contra 13,60 de Willian, que assegurou a segunda vaga. Com 11.66, Jessé fechou a raia a acabou eliminado.
Após uma disputa vencida pelo australiano Mikey Wright (15,80), e o americano Griffin Colapinto (13,73) assegurando também a sua classificação, foi a vez de Gabriel Medina lutar pela passagem às quartas. O campeão mundial de 2014, porém, acabou fora. Nos minutos finais do equilibradíssimo round, Jordy Smith assumiu a ponta (11,76) e empurrou Medina (10,76) para terceiro. Jeremy Flores ficou com a segunda vaga (11,70).
A quarta e última batalha foi um encontro de brasileiros. Dominante, Ítalo Ferreira somou 17,00 (8,40 e 8,60) e ficou em primeiro, seguido por Filipe Toledo (13,87). Adriano de Souza, o Mineirinho (13,60), terminou em terceiro, se despedindo da etapa de Bali.
Feminino – No feminino, a cearense Silvana Lima e a gaúcha Tatiana Weston-Webb também avançaram às quartas de final. As brasileiras vão competir nas duas primeiras baterias, contra as principais estrelas do surfe australiano.
A cearense Silvana Lima abre a batalha por vagas nas semifinais com a atual bicampeã mundial, Tyler Wright. E a gaúcha Tatiana Weston-Webb vai reeditar a final do Rip Curl Pro Bells Beach, com a hexacampeã e líder do ranking 2018 da World Surf League, Stephanie Gilmore.
Quartas de final – Masculino:
1: Michel Bourez (TAH) x Griffin Colapinto (EUA)
2: Mikey Wright (AUS) x Willian Cardoso (BRA)
3: Jordy Smith (AFS) x Filipe Toledo (BRA)
4: Ítalo Ferreira (BRA) x Jeremy Flores (FRA)
A previsão indica que Keramas vai continuar com boas ondas nos próximos dias e o Corona Bali Protected pode até ser encerrado nesse fim de semana, apesar do prazo só terminar em 9 de junho. A primeira chamada do sábado será as 6h30 da manhã na Indonésia, 19h30 da sexta-feira no Brasil, com os confrontos decisivos dos melhores surfistas do mundo sendo transmitidos ao vivo da Indonésia pelo www.worldsurfleague.com.
Foto: WSL/Divulgação