24 de abril de 2024
  • :
  • :

Câmara de Salvador condecora o carnavalesco Paulo Leal

Câmara de Salvador condecora o carnavalesco Paulo Leal

O presidente da Associação Baiana de Trios Independentes (ABTI) e coordenador do Carnaval de Salvador 2018, Paulo Cesar de Araújo Leal, foi homenageado na Câmara Municipal, em sessão solene na noite desta quinta-feira (7), com a concessão da Medalha Thomé de Souza. A iniciativa foi do vereador Vado Malassombrado (DEM), em reconhecimento pela divulgação tanto da folia da capital baiana quanto dos artistas locais “pelos quatro cantos do planeta”.

Sobrinho de Osmar Macedo, um dos inventores do trio elétrico, Paulo Leal construiu, aos 18 anos, seu primeiro trio elétrico. Em 1998 cumpriu a promessa de adaptar a velha “Fobica”, criada em 1950, no trio elétrico “Armandinho, Dodô & Osmar”, maior símbolo do carnaval baiano. Foi também, segundo Vado Malassombrado, o criador de diversas micaretas pelo país e festas juninas, entre outros eventos que movimentam o cenário musical baiano. O músico e cantor Armandinho Macedo se apresentou na sessão em homenagem ao primo, tocando inclusive o Hino Nacional na guitarra baiana.

Natural de Salvador, o carnavalesco e empresário Paulo Leal, de acordo com Vado, “teve sempre como princípio atuar nas lacunas do mercado cultural e nas transversalidades da cultura, contribuindo para o crescimento e a profissionalização do mercado e para a igualdade no acesso às informações”. E frisou que ele sempre investiu em valores como criatividade e sustentabilidade, “priorizando o planejamento dos projetos e realizando ações e eventos culturais que promovam a fruição das artes e o protagonismo criativo nas diferentes expressões artísticas e culturais e na sociedade”.
 
Caminho certo – Ser homenageado com a Medalha Thomé de Souza, segundo Paulo Leal, é um sinal de que está no caminho certo e ainda tem muito a colaborar com o Carnaval de Salvador e as festas populares da cidade. E dá a receita para o destaque que alcançou no segmento: “Você tem que coordenar com mão de ferro e humanismo. É preciso ser firme e, ao mesmo tempo, generoso com as pessoas, para conquistar a confiança, a fidelidade da equipe”.

Ressaltando as inovações que implantou no Carnaval 2018, citou a criação da “Cidade do trio elétrico”, uma central de apoio técnico e operacional aos trios, incluindo praça de alimentação, Centro de Abastecimento e Logística (CAL), escritório e centro de monitoramento, serviços, estacionamento de trios e de veículos de suporte, além de banheiros químicos. “Sem falsa modéstia, são poucos os produtores de eventos que conseguem transformar uma ideia em realidade, uma ilusão num espetáculo bem feito, um sucesso que acaba se transformando em agenda anual”, comemorou.

Compuseram a mesa da sessão o presidente do Instituto Osmar Macedo, Aroldo Macedo; o presidente do Conselho Municipal do Carnaval (Comcar), Pedro Costa; o produtor artístico e coordenador do Carnaval 2019, Cassini Blohem; o construtor de trios elétricos Waldemar Sandes Novaes (Vavá); a cantora Sara Jane, presidente da ONG A Casa e fundadora da Associação Bahiana dos Artistas Notórios (Aban); e o empresário Luiz Carlos Barreto, amigo do homenageado. Paulo Leal foi conduzido ao Plenário Cosme de Farias pela filha Patrícia Leal de Paula. Para o ato de entrega da condecoração o vereador chamou, além da filha, a sobrinha Cristiana Macedo. Apresentou-se em homenagem ao empresário também a Banda DNA Dodô e Primos Elétricos.

Foto: Ascom-Concar




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *