19 de abril de 2024
  • :
  • :

Políticos de campos opostos lamentam a morte de Waldir Pires

Políticos de campos opostos lamentam a morte de Waldir Pires

Da Redação (redacao@newsba.com.br)

Políticos baianos de diferentes campos ideológicos divulgaram notas para a imprensa ou utilizaram as redes sociais para expressar o pesar pela morte do ex-governador da Bahia, Waldir Pires (PT), de 92 anos, na manhã desta sexta-feira (22).

O presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Leo Prates (DEM), lamentou profundamente o falecimento do ex-governador e ex-vereador. “Waldir Pires é para mim uma referência como homem e político. Como colega da Câmara, ele me ensinou muito de sua experiência na vida público, engrandecendo a democracia brasileira. Neste momento de dor irreparável para seus familiares, a Câmara de Salvador está de luto”, declarou Leo Prates, que ofereceu o Plenário Cosme de Farias para que o corpo seja velado.

Prates declarou ter em Waldir Pires um exemplo de honradez e de comportamento ético “que engrandeceu a vida pública brasileira e, sobretudo, a Câmara Municipal, porque mesmo depois de ter sido governador da Bahia ele quis ser vereador de Salvador”.

Para a líder da Oposição na Câmara de Vereadores, Marta Rodrigues (PT), “Waldir nos deixa para se tornar um nome que norteará os ideais de quem luta por justiça social”.

O líder do DEM na Câmara Municipal de Salvador, vereador Alexandre Aleluia, lamentou a morte de Waldir. “Perdemos uma figura pública importante na história de nosso estado e também do Brasil. Manifesto meu pesar à família e aos amigos de Waldir Pires”.

Também o vereador Cezar Leite (PSDB) lamentou o falecimento do ex-governador. “Meus sentimentos de solidariedade e meu pesar aos familiares e amigos de Waldir Pires”.

Assembleia Legislativa – Já o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Angelo Coronel (PSD), decretou luto de três dias e ofereceu Palácio da Assembleia para o funeral. “A Bahia hoje ficou com menos um democrata, menos uma pessoa decente, menos um líder político e eu fiquei com menos um amigo e inspirador”, declarou Coronel.

A bancada do PT na Assembleia Legislativa divulgou uma nota lamentando a morte do ex-governador e “ex-companheiro”: “Com imenso pesar, a Bancada do PT na Assembleia Legislativa da Bahia lamenta o falecimento do companheiro Waldir Pires. Ex-governador da Bahia, Waldir Pires construiu uma trajetória política honrada e de luta, como poucas vezes se viu na história recente do nosso país. Para o Líder do PT na Alba, Deputado Joseildo Ramos, “Esta é uma perda irreparável para a política brasileira, que deixa uma lacuna imensurável. Me solidarizo com os familiares, amigos e companheiros deste que, sem absoluta sombra de dúvida, deixou sua marca na história da Bahia. Hoje perdemos um ícone da defesa da democracia. É nosso compromisso dar continuidade à sua luta”.

Também o líder da bancada de Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Luciano Ribeiro (DEM), expressou pesar pela morte do ex-governador Waldir Pires e destacou a sua importância para a história da política na Bahia. “Apesar de militar em campo oposto ao do ex-governador Waldir é impossível não reconhecer a sua relevância para a política baiana e brasileira. Waldir Pires exerceu grande papel de destaque na vida pública, construindo uma carreira vitoriosa. Minha solidariedade aos seus familiares, amigos e admiradores”, afirmou o líder.

O deputado estadual Alex Lima (PSB) também expressou seu pesar pelo falecimento do ex-governador. “Perdemos um grande homem público, que sempre lutou pela democracia e muito contribuiu para o desenvolvimento do nosso Estado. Agora, fica apenas a saudade e as lembranças de uma trajetória admirável. Sem dúvidas, uma grande perda para todos nós”, disse o parlamentar.

O deputado estadual Leur Lomanto Jr. (DEM) lembrou a relação de cordialidade entre o ex-governador e o seu falecido avô, o ex-governador Lomanto Júnior. “Apesar de serem adversários, eles nunca foram inimigos. Disputaram o governo da Bahia em 1962, sendo Lomanto Júnior vitorioso nas eleições. Após encerramento do governo, o meu avô esteve na Europa e na oportunidade o visitou no exílio, ouvindo do próprio Waldir que Lomanto tinha feito o governo que ele havia sonhado em fazer na Bahia. Sempre contavam essa história que eu e minha família lembramos hoje com muito carinho”, enfatizou.

Bancada Federal:

Bebeto Galvão (PSB): “É com imenso pesar que lamento o falecimento do ex-governador da Bahia Waldir Pires. A Bahia perde uma grande referência política que lutou incansável em defesa da democracia e de um Brasil melhor. O saudoso Waldir deixa um grande legado de caráter e ética, características tão difíceis neste atual cenário político que vivemos. Com certeza, os seus ideais permanecerão pautando todos aqueles que desejam um país mais justo e igualitário. Que Deus conforte o coração dos familiares e demais amigos.”

Daniel Almeida (PCdoB): ““Com muito pesar recebi a triste notícia do falecimento do ex-governador da Bahia, Waldir Pires. Figura singular que deixa um legado brilhante de luta em defesa da democracia, direitos humanos e sociais. Pude testemunhar a enorme capacidade intelectual de Waldir para enfrentar os desafios da política, sendo um grande defensor dos interesses nacionais. Mandatos comprometidos com o progresso e dignidade do povo brasileiro. Muito respeitosamente, presto minhas sinceras condolências à família, amigos neste momento de dor e prestamos nossa homenagem ao querido amigo. Que o exemplo de Waldir possa inspirar futuras gerações de brasileiros e brasileiras, alimentando o sonho de um Brasil mais justo, igual e soberano”.

Jutahy Magalhães (PSDB):




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *