19 de abril de 2024
  • :
  • :

Manifestantes pedem liberação da “guerra de espadas” em Senhor do Bonfim

Manifestantes pedem liberação da “guerra de espadas” em Senhor do Bonfim

O Ministério Público Estadual (MP-BA) recomendou ao município de Senhor do Bonfim, no Norte da Bahia, que não promova ou coopere com a soltura da guerra de espadas, prática onde fogos de artifício, semelhantes a pequenos foguetes, são utilizados como espadas. Por conta da proibição, um grupo realizou um protesto na cidade nesta sexta-feira (22).

Na recomendação deste ano, o MP-BA disse, ainda, que a polícia local pode ser chamada para intervir, e informou que quem for pego participando pode ser preso em flagrante e responder pelo crime previsto na lei de combate a posse e comercialização de armas de fogo e munição.

A “guerra de espadas” é uma tradição que tem mais de 70 anos e está sendo alvo de polêmica por conta da recomendação do Ministério Público.

O Secretário de Cultura da cidade, Rodrigo Vanderlei, disse que está tentando chegar a um acordo com o Ministério Público. “Nós estamos tomando algumas providências, dentro do judiciário, para garantir que a Lei que transforma a guerra de espada em patrimônio cultural e imaterial tenha validade e fazer com que a população possa ir às ruas com segurança, para fazer o brilho que a guerra de espadas tem”, disse Vanderlei.

Foto: Reprodução/TV São Francisco




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *